WhatsApp
Facebook
XV Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na última terça (6) em Campina Grande do Sul

Na tarde da última quinta-feira (06/07), o Teatro José Carlos Zanlorenzi foi palco da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um evento conjunto organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Ação Social, Família e Cultura. O tema norteador da Conferência foi “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, enfatizando as significativas transformações vivenciadas pela sociedade e pelo país em tempos recentes.

As Conferências Municipais possuem como finalidade avaliar, propor e estabelecer, por meio de um olhar local, diretrizes para o avanço do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e discutir as políticas públicas relativas a essa área.

Presenças ilustres marcaram o evento inaugural, incluindo o prefeito Bihl Zanetti, a vice-presidente do CMAS, Marlova Elizabete Silveira, a secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanesa Dal Ponte, o vereador Anderson de Jesus Cardoso, além de Luzia Kubica e Rosângela Prestes de Miranda, representantes dos usuários e das entidades do SUAS, respectivamente.

A secretária Vanessa Dal Ponte falou sobre a importância da participação popular para debater as políticas públicas a partir dos eixos discutidos durante a Conferência. “É de suma importância que a participação popular seja efetiva para que a partir das discussões e definições, possamos garantir a proteção social dos usuários do sistema”, disse a secretária.

O prefeito Bihl Zanetti, por sua vez, exaltou o trabalho da equipe da Secretaria de Ação Social e afirmou seu comprometimento em atender as demandas do Conselho, salientando ainda a necessidade da participação popular para a consolidação do SUAS.

Posteriormente aos pronunciamentos das autoridades, foi apresentada uma palestra magna pelo professor Uilson José Gonçalves Araújo, especialista em Gestão de Políticas Sociais e Gestão de Projetos Sociais, focada no tema da Conferência.

O evento culminou na aprovação das propostas dos eixos temáticos e na eleição dos membros governamentais e da sociedade civil organizada que formarão o CMAS para o período de 2023 a 2025, além da escolha do Delegado municipal que representará o município na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, a ocorrer entre os dias 03 e 05 de Outubro.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Campina Grande do Sul.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook