O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, foi recebido nesta quinta-feira (19) pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Centro Executivo da binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Esta foi a primeira visita do governador à Itaipu desde o anúncio de ampliação da área de atuação da empresa, que passou a contemplar, além de todo o Paraná, 35 municípios do Mato Grosso do Sul cujas atividades geram impacto no reservatório da hidrelétrica.
“Queremos construir políticas e parcerias para essa região em conjunto com o governo de Mato Grosso do Sul, pois o desenvolvimento desse território influencia diretamente a vida útil do lago da Itaipu”, disse Enio Verri.
Riedel veio acompanhado do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, do secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Thomitão Beretta, e do deputado federal Vander Loubet.
“A ampliação do território de influência da Itaipu vai abranger quase metade do nosso estado e terá impacto muito positivo em ações de conservação ambiental, que são prioridade para o nosso governo”, comemorou o governador. “Saímos da reunião muito otimistas com a consolidação desta parceria, porque a Itaipu é estratégica para nosso estado”, completou o deputado federal Vander Loubet.
Laboratório
No próximo dia 11 de agosto, o diretor de Itaipu deve participar da inauguração do Laboratório de Fertilidade do Solo e de um Herbário, no município de Mundo Novo (MS), frutos do convênio de Itaipu com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). As estruturas suprirão a carência técnica da região para a execução de levantamentos da flora, inventários da biodiversidade e orientação a agricultores e técnicos quanto às melhores práticas do manejo e conservação do solo e da água.
Fotos: Sara Cheida / Itaipu Binacional