WhatsApp
Facebook

Na madrugada de sábado (11), o vereador Evandro Rocha (Republicanos), foi detido pela Polícia Militar (PM) após denúncias de agressão contra a esposa. O parlamentar conhecido como Vandinho, havia postado em suas redes sociais na última quarta-feira (8) – Dia Internacional das Mulheres – uma homenagem à companheira felicitando-a pela data.

Vídeo

A detenção de Vandinho, no entanto, não durou muito tempo e no domingo (12), ele usou novamente suas redes sociais para negar as acusações de que teria agredido a companheira. Em um vídeo gravado ao lado da própria esposa, o político iniciou falando que o caso se tratava de uma notícia falsa e que jamais praticou o crime mencionado. “Quero aqui reforçar que jamais pratiquei o delito de violência doméstica, até porque combato isso na Câmara de Vereadores”, disse.

Vereador Piraquara 1 Vereador De Piraquara É Afastado Após Denúncia De Agressão Contra A Esposa
“Quero aqui reforçar que jamais pratiquei o delito de violência doméstica”, disse o vereador em vídeo gravado ao lado da esposa. Foto: Reprodução redes sociais.

Endossando a versão dada pelo marido, a esposa disse que o casal está junto há mais de 12 anos e afirmou: “meu marido jamais proferiu qualquer tipo de violência, seja ela verbal, seja ela fisica, seja ela psicológica para com a minha pessoa”. As afirmações feitas pela mulher, no entanto, contrapõe a versão registrada no Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, no qual cita ainda que ela (a vítima) foi empurrada e apresentava lesões na orelha.

Repercussão

O caso repercutiu no legislativo e executivo municipal. O prefeito Josimar Fróes se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais. “Todo tipo de violência é reprovável. O fato ocorrido em nossa cidade envolvendo o Vereador Evandro da Rocha, o Vandinho, é inaceitável. Atos de violência contra mulheres devem ser combatidos veementemente com todo o rigor da lei”, escreveu.

O Prefeito Josimar Froes Se Manifestou Sobre O Ocorrido Em Suas Redes Sociais Vereador De Piraquara É Afastado Após Denúncia De Agressão Contra A Esposa
O prefeito Josimar Fróes se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais. Foto: Reprodução redes sociais.

Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores dessa terça-feira (14), foi anunciado o afastamento do vereador de suas funções. O legislativo municipal já havia emitido uma nota no início da semana informando que o setor jurídico da Câmara iria tomar as medidas legais cabíveis e faria comprir a Lei Maria da Penha, caso houvesse indícios de violência praticada pelo então vereador à companheira.

Afastamento

A decisão do afastamento de Vandinho foi determinada pela Presidência da Câmara Municipal de Piraquara, em cumprimento ao Código de Ética parlamentar. Sendo assim, a decisão do afastamento não passou por votação pelos demais vereadores.

Segundo o paracer inicial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, à partir de investigações realizadas aos documentos relacionados ao fato – incluindo o boletim de ocorrência – foram encontrados “fortes indícios de Crime ou Transgressões à Lei”.

No Dia Internacional Das Mulheres O Vereador Postou Uma Homenagem A Companheira Felicitando A Pela Data Vereador De Piraquara É Afastado Após Denúncia De Agressão Contra A Esposa
No Dia Internacional das Mulheres, o vereador postou uma homenagem à companheira felicitando-a pela data. Foto: Reprodução redes sociais e RPC

O Vereador Vandinho será notificado da decisão ainda esta semana e deverá ficar afastado das funções por 30 dias. Após recebimento da notificação, o político terá o prazo máximo de 10 dias úteis para apresentar a sua defesa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook