WhatsApp
Facebook
Vacina contra a meningite está disponível em todas as UBS de São José dos Pinhais

Os casos de meningite estão em ascensão no país. Nos últimos cinco anos, de acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de aplicação da vacina meningocócica C (conjugada) em crianças menores de um ano de idade diminuiu de 87,4% para 47% em todo o Brasil. Com o propósito de promover a vacinação e salvaguardar a saúde da população jovem, a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais está realizando uma campanha de vacinação contra a meningite, que continuará até 1º de setembro. O enfoque da ação é imunizar meninos e meninas com idades entre 11 anos e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses das vacinas estão sendo administradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de São José dos Pinhais. A imunização representa uma das estratégias mais efetivas na prevenção da doença. Ao receber a vacina, o corpo desenvolve defesas imunológicas que auxiliam no combate aos agentes causadores e consideravelmente reduzem o risco de infecção.

“A vacina é um meio crucial de proteção contra a doença, e não apenas resguarda o indivíduo vacinado, mas também contribui para a diminuição da circulação do agente causador da meningite na comunidade, criando um ambiente mais seguro para todos”, afirma a secretária municipal de Saúde, Débora Chemim.

A campanha de vacinação ocorrerá diariamente até 1º de setembro, inclusive aos sábados nas unidades de saúde em funcionamento. O envolvimento dos pais e responsáveis é essencial para garantir que os pré-adolescentes sejam vacinados e protegidos contra esta ameaça à saúde.

Meningite

No Brasil, a doença é endêmica, sendo o tipo B o segundo mais comum. A meningite é uma infecção que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Esta enfermidade pode ser originada por diversos agentes, tais como bactérias, vírus e fungos, e se manifesta através de sintomas alarmantes como febre, cefaleia intensa, rigidez na nuca e fotossensibilidade. A meningite pode acarretar sérias complicações, como danos cerebrais, surdez, crises convulsivas e, em casos extremos, pode resultar em óbito. Proteja-se e proteja aqueles que ama. As vacinas têm o poder de salvar vidas.

Photo 2023 07 17 11 39 00 1024X1024 1 Vacina Contra A Meningite Está Disponível Em Todas As Ubs De São José Dos Pinhais
Vacina Contra A Meningite Está Disponível Em Todas As Ubs De São José Dos Pinhais 1 Vacina Contra A Meningite Está Disponível Em Todas As Ubs De São José Dos Pinhais
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook