WhatsApp
Facebook

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), oferece vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos durante todo o ano, visando prevenir a raiva, uma doença de extrema importância para a saúde pública devido à sua letalidade.

A raiva é uma doença viral aguda transmitida por meio da mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, afetando tanto cães e gatos quanto seres humanos. A iniciativa da Prefeitura busca imunizar os animais para prevenir a propagação da doença. A vacinação é oferecida na UVZ de São José dos Pinhais, e os interessados devem agendar por meio do telefone (41) 3384-1228 ou WhatsApp (41) 9 8508-0800. A UVZ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Quirino Zagonel, nº 237 fundos – Braga.

A raiva apresenta sintomas como dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras em animais. Nos cães, o latido pode tornar-se diferente do normal, assemelhando-se a um “uivo rouco”. Para os seres humanos, após o período de incubação, os sintomas incluem mal-estar geral, inquietude, perturbação do sono, cefaleia, náuseas, alterações na sensibilidade, irritabilidade, entre outros.

Em caso de mordedura por um animal, mesmo que esteja vacinado contra a raiva, é recomendado lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, procurar o Serviço de Saúde mais próximo, não matar o animal, deixá-lo em observação por 10 dias e procurar ajuda imediatamente se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento.

Para evitar a raiva, a população deve evitar tocar em animais estranhos, feridos ou doentes, perturbar animais durante suas atividades, separar animais que estejam brigando, evitar entrar em grutas ou furnas e não tocar em morcegos, além de não criar animais silvestres ou retirá-los de seu habitat natural.

A vacinação antirrábica em cães e gatos, realizada anualmente, é crucial para prevenir a doença nesses animais e, consequentemente, a raiva humana.

O tutor deve levar seu animal até a UVZ de São José dos Pinhais, acompanhado por um responsável maior de idade capaz de conter o animal. A vacinação não é realizada de maneira domiciliar.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook