WhatsApp
Facebook

A partir dessa quinta-feira (15), o Jornal União entrega aos leitores sua milésima edição. Chegar nesse número é um marco para o jornal impresso, que nasceu da determinação empresarial de Elizio Siqueira, que em 1997, deu vida a esse meio de comunicação. Anos depois, o União se tornaria um dos maiores da Região Metropolitana de Curitiba e o mais lido dentro de sua área de abrangência.

Ao longo de seus 25 anos de trajetória, o periódico semanal coleciona muitas histórias, com destaque para aquelas que retrataram o enredo de personalidades que tiveram importante participação na construção da sociedade local. Como não citar a popular sessão Nossa Gente – extinto Museu da Pessoa – que apresentou histórias de cidadãos comuns residentes na região. Foi desse modo que muitas pessoas se viram como “notícia” nas páginas do União.

Outras sessões como Saudade, Ditado Popular, Frio na Espinha, Roda da Fortuna, Galeria e Enigma, deram aquele toque de matéria especial que só os grandes veículos de comunicação costumam fazer. Por falar em especial, não podemos deixar de lembrar das edições comemorativas de Campina Grande do Sul e Quatro Barras, que são lançadas todos os anos em comemoração ao aniversário das duas cidades. Ah, e claro as notícias do setor policial e a cobertura completa dos serviços públicos que interessam diretamente o cidadão.

A história do União se mistura a um passado de renovação e de reinvenção. O impresso iniciou em formato tabloide, com quatro páginas em preto e branco. No começo o periódico era mensal, depois se tornou quinzenal, sendo parte dele colorido. Atualmente seu formato é standard e sua circulação é toda a semana, tendo em média oito páginas, pelo menos quatro delas coloridas. 

Mesmo diante de todo o avanço da tecnologia e das plataformas digitais, o periódico impresso ainda resiste como veículo preferido da categoria, sempre com o compromisso de oferecer ao leitor um jornal de fácil compreensão, sem deixar de lado a qualidade de suas editorias. Prova disso é que em suas 1000 edições, o União segue líder absoluto em seu nicho de mercado, angariando crédito e tradição.

Para o diretor-presidente do União, Elizio Siqueira, chegar a esse número de edições é reflexo do bom momento em que o impresso vive. “O jornal está em momento saudável e é visto com credibilidade por seus anunciantes. Não só o setor privado, mas o setor público enxerga em nós um grande potencial de alcance. Junte-se a isso, a comunidade local valoriza muito o meio impresso, principalmente nas regiões onde o acesso à internet é limitado”, diz. 

Dar destaque aos fatos locais está no DNA do União! Produzido por uma equipe experiente que envolve jornalistas, designers gráficos e publicitários, o União traz em cada edição um registro histórico fundamental para a memória das cidades nas quais ele é distribuído. “O impresso é um documento ocular na história de vários municípios. Nele, muitos acontecimentos de relevância local são evidenciados. Algumas escolas chegam a utilizar o jornal como material de pesquisa em sala de aula”, explica orgulhoso Elizio Siqueira.

Abrangência e distribuição

O sucesso do Jornal União se deve muito ao seu público leitor, que acompanha o periódico seja no formato impresso ou no digital. Atualmente, o União é distribuído gratuitamente em seis municípios da região metropolitana, sendo eles: Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Tunas do Paraná, Colombo, Pinhais e Piraquara. Suas edições são gratuitas, com 5 mil exemplares semanais, que  são disponibilizados no comércio, nas indústrias e nos órgãos públicos.

O União não se limita apenas à mídia impressa, ele também está presente no mundo digital através do portal e das principais redes sociais como Facebook e Instagram.

Membro ativo na ADJORI-PR

O Jornal União é também um dos veículos associados da Adjori-PR (Associação de Jornais do Interior do Estado do Paraná), entidade representativa que tem como objetivo defender a liberdade de expressão, do pensamento, da propaganda e o funcionamento irrestrito da imprensa paranaense.

O diretor-presidente do Jornal União, Elizio Siqueira, é membro ativo da entidade há mais de 20 anos, ocupando vários cargos – o último de grande destaque foi o de presidente, onde permaneceu por sete anos. Anterior a esse, Elizio também presidiu a ADJORI-BR entre os anos2018 e 2020, e atualmente está como tesoureiro da ADJORI-PR.

Premiações

O Jornal União tem uma história premiadíssima ao longo de seus anos. Foram muitos reconhecimentos tanto oferecidos pela sociedade civil, quanto pelos órgãos públicos da região.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook