WhatsApp
Facebook
Tunas Do Paraná Completa Hoje 31 Anos: Nesta Data, Município Conseguia Sua Emancipação De Bocaiúva Do Sul

O município de Tunas do Paraná, no passado foi distrito de Bocaiúva do Sul, pela lei 199 de 30 de dezembro de 1943 com o nome de Pedra Preta (por causa da existência, rara, só existente ali, do granito verde Tunas). Em 1988, Ademar Moacir Cordeiro, morador do distrito, foi eleito vereador, juntamente com Valmir Cordeiro morador de Marques de Abrantes e Herculano Junior, que também era integrante da região.

É nesse período que tem-se início efetivamente a história do novo município, sendo Ademar Cordeiro a principal liderança na luta pela emancipação. Luta que teve o apoio de todos os vereadores de Bocaíuva do Sul daquela lemaioria, quase a totalidade. Essa data, 10 de novembro de 1992, dia do plebiscito, dia da vontade popular, é que foi escolhida para comemorar anualmente o aniversário do município.

A História nos dá conta de que houve duas leis de criação. Uma, a 9.236, de 30 de abril de 1990, sancionada pelo Governador Álvaro Dias com o nome de Tunas, posteriormente foi alterada pela 10.230, de 28 de dezembro de 1992, porque já havia outra cidade com esse nome pelo país. E, então, ficou decidido o nome Tunas do Paraná, a lei foi assinada pelo então Governador em exercício Mário Pereira.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook