WhatsApp
Facebook

A Prefeitura de Tunas do Paraná inaugurou recentemente, o Centro de Reciclagem da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Tunas Sustentabilidade), localizado no bairro Barro Vermelho.

O projeto tem como objetivo reciclar 50% de todo o lixo recolhido pelo município e tem participação da atual administração com a associação de catadores local. O descerramento da placa inaugural foi acompanhado por lideranças políticas, religiosas e a comunidade local.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Elton Gerent, os procedimentos para a implantação do centro de reciclagem levaram cerca de um ano e meio. “Foi criado em primeiro momento a associação. Depois de constituída, partimos para a construção da parte estrutural, bem como a aquisição de equipamentos. Outro ponto importante a destacar é que aqui na região não havia rede elétrica, tivemos que providenciar isso também”, conta.

A implantação da Tunas Sustentável é um passo importante que o município da em favor das práticas eficientes de coleta seletiva. “O trabalho representa economia e vai ao encontro do que propõe os pilares da sustentabilidade. A iniciativa colabora com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos que são depositados diariamente nos aterros, dando a destinação correta a este material”, disse o prefeito Marco Baldão.

1 1 Tunas Do Paraná Avança Em Sustentabilidade Com Centro De Reciclagem
Inicialmente, centro de reciclagem vai contar com sete funcionários. Foto: Adilson Santos / Jornal União

Inicialmente, o centro de reciclagem vai contar com sete funcionários. Segundo a Prefeitura de Tunas, à medida que a população for se conscientizando sobre a importância da separação dos resíduos, serão contratados mais cinco catadores para auxiliar nos trabalhos. Campanhas de incentivo à separação dos materiais deverão ser divulgadas nos próximos dias.

Em seu pronunciamento o vice-prefeito, Luiz Carlos Polli, se emocionou ao relembrar da época de campanha, em que ele ao lado do companheiro de chapa, Marco Baldão, levavam propostas para uma Tunas com mais oportunidades. “Há dois anos visitávamos casa por casa de nossa cidade. Tínhamos proposta de trabalhar em prol da população, em especial dos mais carentes. Estamos conseguindo avançar em várias áreas nesses dois anos de mandato”, disse. 

7 Tunas Do Paraná Avança Em Sustentabilidade Com Centro De Reciclagem
Vice-prefeito Poli se emocionou ao relembrar da época em que ainda era candidato na chapa com Marco Baldão. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Pereira Xavier, ressaltou a parceria entre legislativo e executivo municipal em ações que beneficiem a população. “A Prefeitura e a Câmara de Vereadores caminham unidos na aprovação de projetos feitos em prol da população tunense. Este centro de reciclagem é mais uma das várias iniciativas que aprovamos recentemente”, disse.

8 Tunas Do Paraná Avança Em Sustentabilidade Com Centro De Reciclagem
Presidente da Câmara Municipal, Adriano Xavier, ressaltou a parceria entre legislativo e executivo municipal. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Mais dignidade

Através de subsídios repassados pela Prefeitura, cada funcionário da Associação de Catadores passa a ter seus direitos trabalhistas garantidos. Todo material separado, é vendido, e posteriormente o valor arrecadado é repartido entre os catadores.

Segundo a Prefeitura, cada catador que trabalha no Centro de Reciclagem passa a ter um salário, carteira assinada e recolhimento dos encargos trabalhistas. Dirce dos Santos Oliveira, 52 anos, e Antonio dos Santos Faria, 51, são alguns dos trabalhadores beneficiados com o projeto. “Estamos ansiosos com o novo espaço! Onde trabalhávamos não tinha condições e esperamos que as coisas melhorem e nosso trabalho também”, disseram.

3 Tunas Do Paraná Avança Em Sustentabilidade Com Centro De Reciclagem
Dirce Oliveira, 52, e Antonio Faria, 51, compõem a equipe de catadores da associação. Foto: Adilson Santos / Jornal União

Além de promover dignidade, a proposta da atual gestão é reduzir a quantidade de resíduos descartados, ajudando o meio ambiente e proporcionando geração de emprego e renda para quem trabalha com reciclagem. 

Estrutura

O barracão em que foi instalado o Centro de Reciclagem tem 300 m² e vai receber todo o resíduo sólido e orgânico produzido na cidade. Nele, será feita a triagem do material recebido. A Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná adquiriu também os equipamentos que irão auxiliar no transporte e separação dos resíduos: carrinho, empilhadeira, esteira e compressor.

No mesmo endereço funciona também a parte administrativa da associação, com escritório, banheiro, cozinha e refeitório para os catadores.  Além disso, a prefeitura construiu uma área de 20m² dedicada à resíduos orgânicos e a compostagem.

4 Tunas Do Paraná Avança Em Sustentabilidade Com Centro De Reciclagem
Equipamentos vão auxiliar no transporte e separação dos resíduos. Na foto, o chefe de gabinete Ademar Cordeiro e o prefeito Marco Baldão. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

Presenças

Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Marco Baldão; o vice prefeito Luiz Carlos Polli; a primeira dama Irinéia Frazão; o presidente da Câmara Municipal Adriano Pereira Xavier; a vereadora Josilene Faria; a vereadora Mariza Gonçalves; a vereadora Aline Zandonai; o vereador Renato Prestes; o vereador Eroildes Burkner; os secretários Antonio Marcos Baldão, Alessandro Prestes dos Santos, Camila Sestrem, Ezulina Burkner, Grefer Sebastião, Patrícia Gracielly, Eleniani Andreola, Elton Gerent e Almir Jesus; o chefe de gabinete Ademar Cordeiro, além de líderes religiosos, servidores e demais apoiadores.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook