WhatsApp
Facebook
T- Minas gera empregos, produtos inovadores e preserva o meio ambiente em Quatro Barras e Campina Grande do Sul

A T-Minas é uma empresa especializada na transformação de bentonitas em produtos inovadores para o agronegócio, indústrias químicas e de transformação, entre materiais cerâmicos e granulados.

A bentonita é uma argila plástica, composta por íons como sódio, potássio, cálcio e magnésio, com várias utilidades à atividade humana, industrial e à preservação do meio ambiente.

Com fábrica implantada em Quatro Barras, a empresa apresenta um crescimento expressivo nas instalações e na geração de empregos. São 70 diretos e cerca de 600 indiretos.

Saem do local todos os meses aproximadamente 600 carretas, que distribuem o produto para as cinco regiões do Brasil: Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Sua Missão: transformar minerais em produtos que impactem positivamente a relação entre o consumo de recursos naturais e o atendimento às necessidades vitais e de bem-estar do ser humano, de animais e da Terra.

Em Quatro Barras e Campina Grande do Sul a T-Minas, em conjunto com as Prefeituras locais, está efetivando um projeto de proteção ambiental em locais estratégicos, visando a preservação da mata nativa através da recomposição florestal, incluindo mata densa de araucárias, assim ampliando as reservas ambientais da região. Visa-se garantir o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.

No total, são cerca de 10 hectares – 100 mil m2 – sendo regenerados nos dois municípios, entre parques, matas ciliares e áreas com degradação de terceiros. O Parque Linear do Timbu, por exemplo, que recebe essas ações, vai ficar mais bonito, ecológico e atrativo para os turistas.

Felipe Corbellini De Souza Diretor Administrativo Da T Minas T- Minas Gera Empregos, Investe Em Inovação E Preserva O Meio Ambiente Em Quatro Barras E Campina Grande Do Sul
Felipe Corbellini de Souza, diretor administrativo da T-Minas

T-Minas cresce

Conforme o diretor administrativo, Felipe Augusto Corbellini de Souza, a T-Minas mantem em Quatro Barras a sede, composta pelas unidades mineradora, industrial e administrativa, tendo ainda plano de expansão para Campina Grande do Sul.

Em 2024 vai dobrar o parque fabril, tanto em espaço físico útil, como também em máquinas e equipamentos, incluindo novos secadores, moinhos e reatores. O número de empregos deverá subir para 100.

Como parte integrante da área industrial de Quatro Barras, atualmente a T-minas busca colaborar expressivamente para o desenvolvimento econômico e social, através da geração e manutenção dos seus postos de trabalho, além da qualificação das pessoas, assim justificando e contribuindo para a melhoria da infraestrutura local, que ainda é carente em termos de acessos e transporte, mas que já tem cooperado para que as autoridades públicas efetivem as melhorias necessárias, como por exemplo, a pavimentação da Rua Vereador Arnaldo Perine, cuja conclusão da obra no valor de mais de R$ 3 milhões deverá ocorrer ainda este ano.

A obra viária, segundo a Prefeitura Municipal, está na fase de drenagem e vai interligar a Estrada da Graciosa à BR-116, benificiando também outras duas grandes indústrias da região, a Enaex e a AEQ Eletroquímica, que juntas com a T-Minas geram cerca de 850 postos de trabalho.

“A empresa procura dar todo o estímulo aos colaboradores, através de pacotes de remuneração acima da média praticada na região, promovendo cursos profissionalizantes e qualificação até em nível de Graduação e Mestrado”, diz Felipe.

Os colaboradores atuam diretamente em novas utilidades inéditas para a bentonita, ajudando, por exemplo, no agronegócio brasileiro. Após três anos de pesquisas, um dos novos produtos desenvolvidos torna as condições do solo mais favoráveis às plantas, assim ficando mais nutritivo e gerando colheitas maiores, o que certamente apoiará o Brasil no cenário mundial em suprimento de alimentos.

“É com muito orgulho e trabalho que a T-minas comemora suas vitórias e conquistas, que são compartilhadas com as pessoas que marcam a história de Quatro Barras e Campina Grande do Sul”, conclui o diretor.

Carretas Fazem A Distribuicao Do Produto Para As Cinco Regioes Do Pais T- Minas Gera Empregos, Investe Em Inovação E Preserva O Meio Ambiente Em Quatro Barras E Campina Grande Do Sul
Carretas fazem a distribuição do produto para as cinco regiões do país

Em Quatro Barras desde 2014

O Grupo T-Minas foi fundado em 2013 na cidade de Itajaí (SC). A antiga indústria Bentonita do Brasil Mineração S.A., com sede em Quatro Barras, foi adquirida pelo grupo em 2014. A Bentonina estava em atividades desde 2009 em solo quatro-barrense e já atuava na extração mineral da região. A antiga empresa passou a incorporar o nome T-Minas à partir de 2017.

A T-Minas representa a divisão de mineração do grupo, que conta ainda com a T-Cota, uma outra repartição da companhia focada na prestação de serviço de laboratório, projetos e consultorias em mineração. Seu nome se deve a Terra Cota, que significa cerâmica, o principal nicho de mercado em que a T-cota atua.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook