WhatsApp
Facebook
Seminário Internacional de Educação de Pinhais debate desafios contemporâneos para a Educação

Durante a 11ª edição do Seminário Internacional de Educação de Pinhais, o tema “Desafios contemporâneos da Educação: da equidade ao desenvolvimento integral” foi abordado por importantes referências nacionais e de Portugal na área educacional. O evento, realizado no Centro dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e transmitido pelo Youtube, contou com uma programação de três dias.

A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, enfatizou a preocupação com a qualidade da educação oferecida na Rede Municipal. Ela destacou a importância de envolver as famílias nas discussões e práticas educacionais para promover uma rede de educação integrada.

Na abertura do evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação – Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias, parabenizou a realização do Seminário e enalteceu os resultados alcançados pelo município de Pinhais, ressaltando o investimento na área da educação.

A representante da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professora Tamara Simone Van Kaick, defendeu a necessidade de uma formação crítica dos alunos desde a educação infantil até a universidade. Ela valorizou a troca de experiências e parcerias para a evolução do ensino.

Para a professora Regina Maria Amaral, que atua na E.M. Chafic Smaka, eventos como o Seminário Internacional são enriquecedores e ajudam a renovar as práticas educacionais.

O evento contou com a participação do Grupo Capoeira Brasil e palestras abordando temas como “Intervenção precoce – desafios aos profissionais e famílias”, “Movimento negro, resistência democrática e Educação”, “Sentipensar – desafios da religação dos saberes, sensibilidade e afetos”, “Uma Educação voltada para a vida”, “Direitos de aprendizagem – das necessidades de um olhar equânime”, “Construindo sentidos e responsabilidades para a Educação atual”, “Educação – a trilha inacabada” e “Direito Educacional – gestão, eficiência e resultados”, além da oficina “Ensino por investigação: concepções e práticas na educação”.

O Seminário Internacional de Educação de Pinhais proporcionou uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados pela Educação contemporânea e ofereceu um espaço para troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook