WhatsApp
Facebook
Secretaria De Saúde Do Paraná Emite Alerta Sobre Crescimento De Casos De Meningite Pneumocócica

Casos recentes de meningite viral foram identificados nos municípios de Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz.

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA) emitiu um alerta no último mês aos serviços de saúde sobre o aumento de casos de meningite pneumocócica no estado, destacando a ocorrência específica de meningite viral nesses dois municípios e casos de Streptococcus pyogenes na 9ª Regional de Saúde.

A SESA divulgou um documento com informações sobre a doença, incluindo condutas de alerta e medidas preventivas. A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVIE), por meio da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis (DVVTR), reforçou o assunto com orientações e condutas diante de casos suspeitos de meningite, com destaque para a Doença Meningocócica na Nota Técnica nº 15/2023.

Os sinais e sintomas de alerta incluem febre, cefaleia, vômitos, rigidez de nuca, sinais de irritação meníngea, convulsões, alterações de consciência, petéquias e/ou sufusões hemorrágicas. Medidas de prevenção recomendadas incluem a manutenção de ambientes ventilados, higiene das mãos, cuidados com a preparação dos alimentos, evitar aglomerações em locais com ventilação restrita, etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos e afastar crianças com sintomas das atividades escolares.

Adicionalmente, são sugeridas práticas específicas para estabelecimentos de ensino e educação infantil, considerando a transmissão fecal-oral da meningite viral. O afastamento de crianças com sintomas, a vacinação como forma de prevenção e a limpeza frequente de brinquedos e objetos de uso coletivo são enfatizados nas orientações.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook