A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) compõem, todos, o sistema municipal de Saúde, em Quatro Barras. Apesar de todos estes equipamentos destinarem-se ao atendimento de pacientes, cada um tem características e serviços próprios, com base na gravidade e na patologia do paciente.
Para evitar deslocamentos muitas vezes desnecessários, a Secretaria Municipal de Saúde de Quatro Barras está lançando uma campanha informativa para que a população possa distinguir os serviços prestados em cada local e entender qual deles deve procurar nas diversas situações. São informações simples, mas que encurtam distâncias, evitam filas e agilizam o atendimento, nestes momentos, em que o tempo é um forte aliado.
Quando procurar a UBS de referência?
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, são a porta de entrada da Atenção Básica de Saúde. É nas UBS onde são realizadas as consultas de rotina e o atendimento a pacientes que apresentam quadros menos graves. Nas UBS também são prestados serviços como aplicação de vacinas, injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas e troca de sondas.
LOCAIS – Em Quatro Barras, as UBS podem ser encontradas na área urbana, nos bairros Centro, Jardim Menino Deus, Santa Luzia e Pinheirinho (Borda do Campo), Jardim Pinheiros, Itapira, Jardim Graciosa (Colônia Maria José), e também na área rural, na Campininha e no Palmitalzinho. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Quando procurar a UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), por sua vez, já apresenta outra finalidade. Neste local são tratados pacientes com quadros graves. São casos enquadrados como urgências ou emergências. Justamente pelo risco que a doença ou ferimento pode acarretar ao paciente, já que chega à UPA, ele é avaliado na triagem, onde é feita a classificação de risco que irá indicar a prioridade de atendimento.
LOCAL – A UPA 24 horas tem sede na Rua Pedro Câmbio Cortiano, nº 150, no bairro Jardim Pinheiros, nas instalações do antigo Hospital Caritas. O atendimento, realizado em parceria com o município de Campina Grande do Sul, é 24 horas.
Quando acionar o SAMU?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa acarretar sofrimento, sequelas ou mesmo morte, seja em situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas.
CONTATO: Para acionar o SAMU, basta ligar para o número 192.
Informação a favor da população
A secretária de Saúde, Daniela Ribeiro Cunha, disse que a campanha informativa realizada pela Prefeitura busca orientar a população, evitar idas e vindas desnecessárias, e garantir um suporte mais rápido e efetivo aos pacientes.