Cascavel, sede da 10ª Regional de Saúde, deu início nesta segunda-feira (18) a uma operação de combate à dengue utilizando fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV acoplado ao veículo). A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), visa eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta, responsável pela transmissão da doença, e reduzir a propagação do vírus.
O processo começou nos bairros São Cristóvão, Morumbi e Periolo e abrangerá outras 21 áreas da cidade. Quatro veículos da vigilância epidemiológica da Sesa irão aplicar o inseticida em 1.278 quarteirões, totalizando 45.550 imóveis. A operação está programada para ser concluída em 10 de abril, podendo sofrer alterações no cronograma devido às condições climáticas.
O fumacê é realizado duas horas antes do nascer do sol e duas horas após o pôr do sol, com cinco ciclos de aplicação, em intervalos de três a cinco dias para reaplicação nas áreas com maior risco epidemiológico.
Segundo o último boletim da dengue divulgado na terça-feira (12), a 10ª RS registrou 11.079 casos confirmados e seis óbitos. Apenas em Cascavel, foram registrados 4.448 casos e um óbito no atual período epidemiológico, que começou em 30 de julho do ano passado.
“Cascavel é um dos municípios com maior número de casos no estado. Estamos empenhados em reduzir essa situação e proteger a população contra a doença. Ressaltamos que esta é apenas uma das medidas para diminuir os casos. É crucial conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros”, afirmou o diretor da Regional de Saúde, Rubens Griep.
Desde novembro de 2023, 46 municípios já receberam atividades de nebulização. A aplicação é realizada em cinco ciclos de trabalho, mas alguns municípios solicitaram a ampliação para sete ciclos, o que pode ser concedido caso a situação epidemiológica ainda represente um surto ou epidemia.
O estado possui uma frota de 50 veículos acoplados para atender às solicitações de fumacê, sendo uma das maiores do país. Atualmente, o trabalho está sendo realizado em diversas cidades, incluindo Capanema, Salto do Lontra, Dois Vizinhos, Missal, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Juranda, Paranavaí, entre outras.