WhatsApp
Facebook

Cascavel, sede da 10ª Regional de Saúde, deu início nesta segunda-feira (18) a uma operação de combate à dengue utilizando fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV acoplado ao veículo). A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), visa eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase adulta, responsável pela transmissão da doença, e reduzir a propagação do vírus.

O processo começou nos bairros São Cristóvão, Morumbi e Periolo e abrangerá outras 21 áreas da cidade. Quatro veículos da vigilância epidemiológica da Sesa irão aplicar o inseticida em 1.278 quarteirões, totalizando 45.550 imóveis. A operação está programada para ser concluída em 10 de abril, podendo sofrer alterações no cronograma devido às condições climáticas.

O fumacê é realizado duas horas antes do nascer do sol e duas horas após o pôr do sol, com cinco ciclos de aplicação, em intervalos de três a cinco dias para reaplicação nas áreas com maior risco epidemiológico.

Segundo o último boletim da dengue divulgado na terça-feira (12), a 10ª RS registrou 11.079 casos confirmados e seis óbitos. Apenas em Cascavel, foram registrados 4.448 casos e um óbito no atual período epidemiológico, que começou em 30 de julho do ano passado.

“Cascavel é um dos municípios com maior número de casos no estado. Estamos empenhados em reduzir essa situação e proteger a população contra a doença. Ressaltamos que esta é apenas uma das medidas para diminuir os casos. É crucial conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros”, afirmou o diretor da Regional de Saúde, Rubens Griep.

Desde novembro de 2023, 46 municípios já receberam atividades de nebulização. A aplicação é realizada em cinco ciclos de trabalho, mas alguns municípios solicitaram a ampliação para sete ciclos, o que pode ser concedido caso a situação epidemiológica ainda represente um surto ou epidemia.

O estado possui uma frota de 50 veículos acoplados para atender às solicitações de fumacê, sendo uma das maiores do país. Atualmente, o trabalho está sendo realizado em diversas cidades, incluindo Capanema, Salto do Lontra, Dois Vizinhos, Missal, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Juranda, Paranavaí, entre outras.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook