WhatsApp
Facebook
São José dos Pinhais realiza o Dia da Troca Consciente para promover destinação adequada de resíduos

O Dia da Troca Consciente, como parte da Semana Lixo Zero, ocorrerá no próximo sábado, 28 de outubro, das 9h às 15h, no Parque São José. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) em colaboração com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR). Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância da correta destinação de materiais e resíduos.

Durante o evento, serão disponibilizadas caçambas e ecobags para coletar mais de 10 tipos de produtos, abrangendo diversos tipos de resíduos, desde materiais de construção até medicamentos.

Os itens a serem coletados incluem gesso, caliça, madeira, papel, vidros e garrafas de cerveja, óleo de cozinha, pilhas e baterias, medicamentos de origem doméstica, eletroeletrônicos, latas de tintas, plásticos e garrafas PET, sacos de cimento, roupas, tecidos, calçados, bolsas, maquiagens, brinquedos, lâmpadas de origem doméstica (com limite de 05 unidades por pessoa) e papelão. Empresas especializadas em cada categoria darão suporte para garantir a correta destinação de cada tipo de resíduo.

Ao final, será implementado o processo de logística reversa, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o benefício da comunidade.

A Semma destaca que não devem ser levados ao evento itens como lixo comum, resíduos orgânicos, resíduos vegetais, resíduos perigosos e telhas de fibrocimento.

Além da coleta de materiais e resíduos, o evento oferecerá a oportunidade de trocar esses itens por mudas de flores ou árvores nativas, enquanto houver disponibilidade. Também estão planejadas atividades de educação ambiental e recreação para as crianças, tornando o Dia da Troca Consciente uma experiência educativa e interativa para toda a família.

Serviço – Dia da Troca Consciente

  • Data: 28/10.
  • Horário: das 9h às 15h.
  • Local: Parque São José (Avenida das Torres, nº 100 – Cidade Jardim).
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook