WhatsApp
Facebook
São José Dos Pinhais Implanta Laço Sensitivo Para Melhorar O Fluxo De Trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semutt) está realizando, nesta quinta-feira (01), uma intervenção no pavimento da Rua Doutor Motta Júnior, no Centro de São José dos Pinhais, próximo ao Shopping São José.

Essa ação tem como objetivo aprimorar o controle semafórico, através da instalação de um sistema de laço sensitivo, para uma gestão mais eficiente do tráfego na região.

O sistema de laço sensitivo consiste em um dispositivo embutido no solo, conectado a uma Central de Monitoramento. Esse conjunto permite a detecção e análise do fluxo de veículos, possibilitando a sincronização dos semáforos de acordo com a demanda identificada.

O secretário de Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto, ressalta importância da iniciativa. “Estamos adotando tecnologias inovadoras para aprimorar a mobilidade urbana em nossa cidade. O sistema de laço sensitivo proporcionará uma resposta mais eficiente aos padrões de tráfego, beneficiando diretamente todos os são-joseenses, afirma.

A tecnologia do laço sensitivo oferece uma resposta mais rápida e precisa em comparação com os sistemas tradicionais. A instalação do hardware no solo cria um campo magnético no perímetro determinado pelo laço, funcionando como um indutor. Quando os veículos transitam sobre esse campo, a presença das massas metálicas dos veículos altera o campo magnético, sendo essa alteração captada pela Central de Monitoramento.

A central processa essas informações e realiza os ajustes necessários para sincronizar os semáforos, permitindo a abertura mais ágil ou prolongada de sinais conforme o fluxo de veículos identificado. Dessa forma, a intervenção visa principalmente melhorar a fluidez no cruzamento da Rua Doutor Motta Junior, próximo ao Shopping São José, considerado um ponto crítico de tráfego na cidade.

Foto: Vinícius T. Yanaga / Prefeitura de São José dos Pinhais

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook