WhatsApp
Facebook
São José dos Pinhais está preparado para realizar 2º turno nas eleições

São José dos Pinhais atingiu o marco de 200 mil eleitores, cumprindo os requisitos estabelecidos pela Constituição e pela Lei 9.504/1997 para a realização de um possível segundo turno nas eleições.

Com base em informações atualizadas até o final de julho, o município de São José dos Pinhais registra um total de 214 718 títulos eleitorais. Até o momento, apenas cinco cidades paranaenses têm o potencial de realizar o segundo turno para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Foz do Iguaçu também está prestes a alcançar a marca de 200 mil inscrições eleitorais. De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o município tem atualmente 198.856 eleitores aptos, estando próximo de garantir a possibilidade de um segundo turno nas eleições.

A Constituição Federal de 1988 (artigo 29, II) e a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, artigo 3º, § 2º) estabelecem a realização do segundo turno para presidentes e vice-presidentes da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal, bem como para prefeitos e vice-prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores.

Pelo critério de maioria absoluta, o candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos (excluindo votos em branco e nulos) para ser eleito, seja no primeiro ou no segundo turno. No entanto, se um candidato obtiver maioria absoluta dos votos válidos já no primeiro turno, será declarado eleito.

Entretanto, caso nenhum candidato alcance a votação necessária no primeiro turno, será realizado um segundo turno, no qual apenas os dois candidatos mais votados participarão da disputa.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook