Desde o início do Verão Maior Paraná, em 16 de dezembro, a Sanepar retirou das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná 108,8 toneladas de resíduos, o que representa uma média diária de 6,4 toneladas. Do total, 79,2 toneladas eram de resíduos orgânicos e 29,5 toneladas de materiais recicláveis. A maior quantidade foi coletada no primeiro dia do ano, totalizando 10,4 toneladas.
Os resíduos recicláveis são destinados às associações de coletores dos municípios, contribuindo para a geração de renda dessas instituições. Já os resíduos orgânicos são encaminhados para os aterros sanitários, sendo o transporte realizado pelas prefeituras.
O serviço de limpeza das praias ocorre diariamente, inclusive aos domingos e feriados, ao longo de 48 quilômetros de areia. Essa ação proporciona a criação de 143 empregos diretos, com os trabalhadores responsáveis pela coleta e separação dos resíduos. Este ano, devido à ampliação da faixa de praia em Matinhos, houve a inclusão de cinco novos coletores nas equipes.
Além da coleta tradicional, os coletores distribuem sacolinhas plásticas aos veranistas, incentivando-os a recolherem seus próprios resíduos durante sua estadia nas praias. Essa iniciativa visa conscientizar sobre a importância da separação e destinação adequadas do lixo, contribuindo para a preservação ambiental.
As ações de limpeza da praia realizadas pela Sanepar estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para mais informações sobre o Verão Maior Paraná, que envolve uma série de atividades esportivas, de lazer e ações voltadas aos moradores e veranistas dos municípios do Litoral, Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, acesse o site www.verao.pr.gov.br.
Foto: Sanepar