WhatsApp
Facebook

Andréa Carlberg, 51 anos, é uma das fundadoras da Power Automotiva – empresa com Matriz em Quatro Barras/Pr e Filial em Indaiatuba/SP – que industrializa e comercializa mecanismos de direção e peças automotivas. O negócio foi criado em 2014 e nasceu da parceria com sócias investidoras, sendo Edinéia Martins, que ingressou na empresa em 2018 e atua como Diretora de Planejamento Estratégico, a sócia atuante hoje.

Não é por acaso que Andréa empreende em um setor dominado por homens. A história com a empresa vai muito além e envolve um momento muito delicado vivido por ela, quando no auge dos seus 35 anos, veio a descobrir um câncer de mama. Na época, Andréa atuava no ramo da contabilidade, assessoria e perícias em um escritório montado em parceria com o irmão em Curitiba/Pr. A demanda de prazos que o ramo exigia não condizia com o tratamento que durou mais de dois anos e meio, resolvendo então se afastar e iniciando a carreira solo como Consultora.

Com o fim do tratamento, Andréa continuou por mais um tempo prestando consultoria financeira, função na qual ela pôde ter maior flexibilidade para conciliar trabalho, família e os cuidados com a saúde – quesito importante naquela fase da vida – e neste contexto a empresa iniciou.

Foi nessa virada de chave na vida de Andréa que nasceu a Power Automotiva. “A decisão veio como a luz de um recomeço, pois com a minha idade, na época mais de 40 anos – casada e com filha – além de um histórico câncer de mama – acreditava que minha recolocação profissional na iniciativa privada seria algo impossível, então empreender era a solução!”

Como todo início de negócio, o empreendimento começou pequeno em um barracão emprestado na Rua Nilo Fávaro, próximo ao centro da cidade. A carga/descarga ocupava um corredor do pequeno galpão, dividindo espaço com atividades de outro empreendimento no mesmo endereço.

A empreendedora conta que nunca atuou no ramo automotivo, mas desde que surgiu a ideia de gerir o próprio negócio, recebeu o apoio primordial do marido Marco Luciano Mareca que hoje atua como Diretor Comercial da empresa – que ao contrário dela – tinha anos de experiência em uma montadora. “A paixão por carros e peças sempre esteve presente na nossa casa. O apoio do meu marido foi essencial para nortear o novo investimento”.

Aos poucos, o trabalho e a demanda da empresa foram aumentando, até que um local mais amplo e moderno precisou ser pensado para comportar o crescimento da empresa, hoje instalada em um galpão de 1.500 m2, que funciona em anexo ao Conjunto Industrial Borda do Campo, desde outubro de 2018.

Para Andréa, os nove anos à frente da Power Automotiva foi um período de muito aprendizado sobre o setor. Ela se recorda que no início sofreu alguns preconceitos, um deles quando foi tentar abrir a conta bancária da empresa. “A gerência me comunicou que a conta não seria aberta, pois analisou o risco e não foi autorizada. Chegaram a perguntar o que uma mulher como eu, na época minha filha, no contraturno escolar, me acompanhava aonde eu ia – queria com o ramo automotivo. Seria um preconceito de gênero naquele momento, mas não desistimos.”

Muito além da paixão por carros, peças e afins, o empreendedorismo sempre foi algo que chamava a atenção da empresária desde pequena e cresceu ainda mais na adolescência. “Quando estava na 8ª série eu tinha uma aula chamada Técnicas Comerciais e Industriais e lembro da aula em que estudamos os setores primário, secundário e terciário. Ficava encantada com o conteúdo, principalmente quando se falava sobre Indústrias. Foi neste momento que decidi a minha profissão, posteriormente me formando em Administração de Empresas com Pós Graduação em Comércio Exterior na FAE em Curitiba/Pr.

O recado que Andréa deixa para as demais mulheres é o seguinte: “Sonhe, persista e construa todas as pontes para atingir seus objetivos! Se o nome é “problema” o sobrenome é “solução”! A luta pela igualdade passa pelo amor e parceria com todos, Homens e Mulheres caminhando juntos por uma vida e um mundo melhor!”

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook