O prefeito Loreno Bernardo Tolardo uniu-se a secretários governamentais em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (20) com o objetivo de discutir a criação do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI). Essa reunião contou com a presença de membros da equipe técnica da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e de representantes de diversas secretarias, incluindo as de Governo, Planejamento Urbano e Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Atualmente, a primeira etapa em execução é o Plano de Trabalho e Mobilização, envolvendo os 29 municípios da região. A reunião proporcionou um fórum para a discussão das etapas de criação do PDUI, formas de envolvimento dos municípios e os propósitos do plano, que se concentram na promoção do desenvolvimento sustentável e integrado. As áreas abordadas incluem planejamento urbano, mobilidade, uso do solo, meio ambiente, habitação e desenvolvimento social e econômico.
Durante o encontro, o prefeito Tolardo destacou elementos cruciais relacionados ao desenvolvimento regional, que serão abordados nas etapas subsequentes da construção do PDUI. O plano de ação da AMEP para a construção do PDUI é bastante compreensivo, composto por seis etapas: Plano de Trabalho e Mobilização, Diagnóstico da RMC, Consolidação de Diretrizes, Estudo de Composição da RMC, Gestão Compartilhada e Documento Final.
O projeto visa promover a participação ativa de municípios, cidadãos, entidades e outras instituições relevantes. Nesta fase inicial, serão estabelecidas comissões de acompanhamento em cada município. Também haverá a divulgação de audiências públicas para garantir a inclusão de todas as partes interessadas e da população em geral.
Na reunião de terça-feira, além do prefeito, estiveram presentes, Paulo Cesar de Lima Junior (Juninho), secretário de Governo; Frederico Bernardi, secretário de Planejamento Urbano e Obras; Wagner Pertel dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; o engenheiro da SMPUO, Cleverson Santos Fortes; e Giovana Ornagi, assessora da Secretaria de Meio Ambiente.
Por parte da AMEP, o encontro contou com a presença do coordenador da equipe técnica de Consultoria, Gustavo Taniguchi; Raul Gradovski, assessor técnico do Departamento de Planejamento; Dimitri da Silva, coordenador do Departamento de Controle da Organização Territorial (DCOT); e os arquitetos Adriana Alexandrino e Alessandro Lunelli.