WhatsApp
Facebook

O município de Quatro Barras consolidou um passo importante na tarde de quarta-feira (17) no que se refere às políticas municipais para mulheres e para defesa dos direitos humanos. Foi oficialmente inaugurada a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos de Quatro Barras – uma pasta criada não apenas para estabelecer políticas de combate à violência e em prol da igualdade de direitos, como também para ampliar as oportunidades para o público feminino, seja através de capacitações voltadas à carreira profissional ou em ações de estímulo ao empreendedorismo.

A medida é pioneira no município e coloca Quatro Barras num seleto grupo de cidades paranaenses que hoje contam com uma estrutura própria para estabelecer políticas públicas direcionadas às mulheres. No Paraná, entre os 399 municípios, apenas 12 contam com secretarias municipais direcionadas ao tema.

SOLENIDADE – Com a participação expressiva de todos os poderes constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, além da participação de conselhos municipais, entidades e vários segmentos da sociedade, a cerimônia de inauguração reuniu cerca de 150 pessoas no pátio da Prefeitura Municipal.

“O olhar atento e a preocupação de estabelecer políticas direcionadas à mulher e aos direitos humanos já eram metas do nosso Plano de Governo. A pandemia gerou não apenas agravos na área da Saúde, como também um aumento preocupante dos índices de violência doméstica – em especial – de agressões às mulheres. A secretaria terá uma atuação importante neste sentido, mas não somente isso. Queremos intensificar ações que ampliem as oportunidades para as mulheres, inclusive no campo profissional. Mulher é o alicerce da família. Cuidar da mulher é cuidar da família”, destacou o prefeito Loreno Bernardo Tolardo, em seu pronunciamento.

Para Tolardo A Secretaria Tambem Vai Desempenhar Um Papel Importante Quatro Barras Inaugura Secretaria Especial Da Mulher E Dos Direitos Humanos
Para Tolardo, a secretaria vai desempenhar um papel importante. Foto: PMQB

Segundo o prefeito, a secretaria também vai desempenhar um papel importante na questão dos direitos humanos, ampliando a representatividade e o acolhimento a outros grupos que merecem atenção.

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, que assume a pasta, falou da emoção e da responsabilidade frente à nova função. “Quero agradecer, de coração, a todos que estão aqui hoje e que compreendem o avanço que estamos tendo com a criação desta pasta. Queremos assegurar os direitos às mulheres e agregar oportunidades, com políticas efetivas, compromisso e persistência”, disse a secretária Ieda.

Secretaria Da Mulher E Dos Direitos Humanos Ieda Tolardo E A Diretora De Politicas Publicas Para Mulheres No Estado Mariana Neres Quatro Barras Inaugura Secretaria Especial Da Mulher E Dos Direitos Humanos
Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo e a diretora de Políticas Públicas para Mulheres no Estado, Mariana Neres. Foto: Elizio Siqueira / Jornal União

A deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri, esteve presente e se disse honrada de participar de um avanço como este no município de Quatro Barras. “Quero falar da minha alegria ao presenciar a criação da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos no município. Estamos acompanhando como este tema vem ganhando espaço, dada a importância de fomentar políticas públicas para as mulheres. Agradeço e parabenizo o prefeito Tolardo por sua visão, afinal ainda são poucos os municípios no Paraná que hoje contam com uma estrutura efetiva. Parabéns também à secretária, tenho certeza que fará um grande trabalho”, afirmou a deputada.

Cristina Silvestri também destacou a importância dos vários poderes e órgãos presentes no evento. “É a união de todos os setores e órgãos, esta rede de atuação, que permite que as políticas públicas efetivamente aconteçam. Com a secretaria também se amplia o olhar mais humano, mais fraterno, atendendo as necessidades da população”, finalizou ela.

A Deputada Estadual E Procuradora Da Mulher Na Assembleia Legislativa Do Parana Cristina Silvestri Esteve Presente Quatro Barras Inaugura Secretaria Especial Da Mulher E Dos Direitos Humanos
Deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri. Foto: PMQB

A diretora de Políticas Públicas para Mulheres no Estado – que representou a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, a deputada federal Leandre Dal Ponte -, Mariana Neres, também se colocou à disposição para contribuir com ações municipais. “Hoje vemos a importância de os municípios terem a estrutura de um órgão gestor. No Paraná, 16 cidades têm alguma estrutura neste sentido, e apenas 12 contam com secretarias municipais. A criação da Secretaria da Mulher em Quatro Barras demonstra a importância que as mulheres têm no município. Importante dizer que vocês não estão sozinhos, contem conosco”, enfatizou a diretora.

A Procuradora da Mulher e representante feminina na Câmara Municipal, vereadora Lucinéia Alves, definiu a criação da secretaria como um momento histórico. “É um dia muito emocionante. Temos buscado consolidar avanços neste sentido, com a Procuradoria da Mulher, e agora com a criação da secretaria este trabalho terá ainda mais força”, comentou a vereadora.

Procuradora Da Mulher E Representante Feminina Na Camara Municipal Vereadora Lucineia Alves Quatro Barras Inaugura Secretaria Especial Da Mulher E Dos Direitos Humanos
Procuradora da Mulher e representante feminina na Câmara Municipal, vereadora Lucinéia Alves. Foto: PMQB

A presidente do Conselho da Mulher, Patrícia Bonfim, também enalteceu a iniciativa. “Este momento será parte da história da nossa cidade. Este dia é muito importante para nós”, disse ela.

PRESENÇAS – Dona Inez Maria Michelon Tolardo, mãe do prefeito, aos 83 anos esteve presente na cerimônia. Também participaram do evento o delegado de Polícia Civil, Dr. Eduardo Machado de Oliveira; o ex-prefeito de Quatro Barras, João Carlos Creplive e a esposa Eliana; a ex-primeira-dama Elenai Gonçalves Repinoski; as ex-vereadoras Roseli Vidolin Pires, Daniela Ribeiro Cunha e Jacqueline Joice Bertapeli; o deputado estadual Adão Litro; a secretária da Mulher de Paranaguá, Vandecy Dutra; a juíza diretora do Fórum de Quatro Barras Dra. Rita Borges de Area Leão Monteiro; o promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo, secretários municipais e vereadores.

SECRETARIA – A Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos está sediada na Prefeitura Municipal de Quatro Barras, anexa ao prédio principal, na Avenida Dom Pedro II, nº 110, no Centro. O telefone de contato é (41) 3671-8800, ramal 8843.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook