WhatsApp
Facebook
Projeto gratuito percorre cidades do Vale do Ribeira fazendo intervenções literárias-

“Palavramundo – Incursões de Leitura nos Caminhos da Ribeira”, da Malasartes – Educação Sensível, chega a 5 cidades do Paraná realizando intervenções literárias, por meio de leituras compartilhadas e narrações de histórias, em espaços diversos de escolas do Vale do Ribeira: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná. As performances acontecem de forma gratuita até o mês de agosto de 2023.

Ao todo serão 120 incursões de leitura gratuitas distribuídas em escolas públicas e dirigidas às faixas etárias de 1º a 5º ano, incluindo também a comunidade escolar, que será convidada a participar dessas interações leitoras, experimentando novas formas de aproximação com a leitura e o livro.
 
Cada um dos encontros é permeado por interações lúdicas que criam um clima intimista para receber as leituras. Um carrinho-biblioteca ambulante carregará as “palavras do mundo”, recolhidas em percursos literários e compartilhará suas histórias e descobertas. Livros de diversos autores e para variadas idades estarão à disposição. Esta é uma forma cuidadosa de introdução à leitura que valoriza a troca e a escuta.
 
Como “roteiro literário” das interações, são apresentadas obras de reconhecidos autores de literatura infantil, como Ricardo Azevedo, Bartolomeu Campos Queirós, Ana Maria Machado, Michael Ende, Ruth Rocha, Rogério Andrade Barbosa, Ângela Lago, dentre outros. As leituras se adequam a cada faixa etária predominante nos encontros, incluindo também alguns livros que encantam diferentes idades, até mesmo o público adulto.

As Performances Acontecem Ate O Mes De Agosto De 2023 Projeto Gratuito Percorre Cidades Do Vale Do Ribeira Fazendo Intervenções Literárias
As performances acontecem até o mês de agosto de 2023. Fotos: Elisa Havro.

As incursões literárias serão guiadas pelos mediadores Adriane Havro e Luis Teixeira (criadores de vários projetos de incentivo à leitura, integraram durante vários anos a equipe de mediadores de leitura e contadores de histórias dos Editais do Programa Curitiba Lê). Os dois profissionais atuam há mais de 20 anos em projetos culturais levados a escolas e entidades de atendimento a crianças e jovens, em uma trajetória que já beneficiou centenas de instituições e milhares de alunos.

Os encontros buscam provocar um reencantamento de espaços de uso cotidiano dos alunos por meio da vivência literária, estimulando novas leituras e olhares. Não se trata de criar uma “performance de leitura”, mas sim de difundir a vivência da leitura a partir da intervenção em ambientes alternativos. As incursões literárias não se limitam ao círculo ou roda de leitura, elas se abrem para espirais dinâmicas e acolhem o leitor em várias situações.  

“Palavramundo — Incursões de Leitura nos Caminhos da Ribeira” cria oportunidades para que novos públicos sejam chamados a participar das interações de leitura de forma espontânea e coletiva. Com este projeto, a Malasartes acredita que o prazer inesperado da leitura em grupo possa dissolver resistências, desmanchar couraças e ser uma semente para novas experiências.

O projeto tem apoio da Copel — Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura — Governo do Estado do Paraná.

Serviço

PALAVRAMUNDO – INCURSÕES DE LEITURA NOS CAMINHOS DA RIBEIRA.

Até agosto de 2023 o projeto passará por Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná, atendendo alunos de escolas públicas do 1º ao 5º ano. TODAS AS AÇÕES SÃO GRATUITAS.

Fotos: Elisa Havro.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook