WhatsApp
Facebook
Projeto De Expansão Da Refinaria Abreu E Lima Prevê Aumento De 40% Na Produção De Diesel

Com um orçamento de US$ 17 bilhões ao longo de quatro anos, a Petrobras anunciou a expansão da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco, com o objetivo de aumentar em até 40% a produção nacional de diesel.

A iniciativa visa gerar um acréscimo diário de até 13 milhões de litros de diesel S10, de baixo teor de enxofre.

A Petrobras detalhou, em entrevista coletiva no Recife, a retomada dos investimentos na refinaria. As obras de refino, transporte e comercialização devem resultar em até 30 mil empregos até 2028, conforme a estatal. A expansão está inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no plano de negócios da Petrobras.

As obras de ampliação da produção do Trem 1 da refinaria terão início nos próximos meses, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2025. Essa fase objetiva aumentar a carga, melhorar o escoamento de produtos leves e ampliar a capacidade de processamento do petróleo proveniente da camada pré-sal.

A segunda etapa, conhecida como Trem 2, está prevista para iniciar no segundo semestre, com término em 2028. Com esse projeto, a refinaria terá a capacidade de processar mais 260 mil barris de petróleo por dia.

Outra fase da expansão, já em andamento e com conclusão prevista ainda para este ano, contempla a implementação da primeira unidade SNOX no refino brasileiro. Essa instalação transforma óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização.

O anúncio dos investimentos ocorreu um dia antes do lançamento oficial do projeto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A Refinaria Abreu e Lima, em operação desde 2014, processa 70% do petróleo cru em diesel, totalizando 230 mil barris por dia.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook