WhatsApp
Facebook
Projeto "Cuidado Farmacêutico" busca aprimorar a humanização no atendimento

No mês de maio de 2023, a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais deu início ao projeto-piloto de “Cuidado Farmacêutico” na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) CAIC e Riacho Doce.

Esta iniciativa é parte de um projeto desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) e o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde. Seu objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado, ampliar o acompanhamento dos pacientes, realizar avaliação clínica dos usuários e fornecer orientações sobre o armazenamento correto de medicamentos, interações entre medicamentos e outros cuidados, tudo por meio de um atendimento personalizado prestado por profissionais farmacêuticos.

O projeto está em consonância com a política do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde, que promove o Uso Racional de Medicamentos. Uma de suas metas é a avaliação da necessidade de uso de medicamentos. Até o presente momento, trinta pacientes estão sendo atendidos pelas farmacêuticas, com resultados promissores no que se refere à adesão ao tratamento e ao aprimoramento dos indicadores de saúde. As consultas para esse serviço podem ser agendadas diretamente nas Farmácias Básicas das UBSs, pelos próprios pacientes ou por meio de encaminhamento de outros profissionais de saúde.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook