WhatsApp
Facebook

A Enaex, por meio do departamento de Sustentabilidade, dentro da gestão de Recursos Humanos, preza não somente por ações que influenciam o dia a dia do colaborador, como também busca manter um bom relacionamento com a comunidade que cerca a organização. Por meio de projetos sociais que envolvem parcerias público-privadas, a empresa incentiva a promoção à cidadania e tem contribuído para o crescimento social de Quatro Barras e região. Com isso, a empresa tem desenvolvido inúmeras ações voltadas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e segurança.

“Para nós, é essencial que a empresa garanta uma relação de valor compartilhado porque todos ganham com melhores serviços, mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento para região”, destaca gerente de RH e Sustentabilidade Corporativa, Elisa Ayres Scortecci de Paula.

Saúde

Alguns dos programas realizados todos os anos pela Enaex, por exemplo, são as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul – feitas em parceria com a Prefeitura Municipal de Quatro Barras – que oferecem atendimentos gratuitos no Hospital Erasto Gaertner, instituição referência no tratamento de oncologia no Paraná.

Ainda na área da saúde, o mais recente projeto de destaque colocado em prática foi o Melhor Cuidado Aos Idosos – esse feito em parceria com o Hospital Angelina Caron – que desempenha o serviço de interconsulta em geriatria, com acompanhamento clínico especializado e permanente ao idoso. O programa, lançado em 2022, busca ofertar os melhores e mais sofisticados atendimentos, garantindo um tratamento integral que observa o paciente na melhor idade como um todo.

F2F4Ec63 D148 4339 8Cbe 4347Fbed3C0F Programas De Responsabilidade Social E Ambiental Da Enaex Contribuem Com Quatro Barras E Região
Programa Melhor Cuidado Aos Idosos, feito em parceria com o Angelina Caron, oferece acompanhamento clínico especializado. Foto: Divulgação

Recentes projetos de promoção à saúde

– Infância Bem Cuidada (2021)
– Projeto Melhor Cuidado Aos Idosos (2022)
– Projeto Infância 360 (2022)

* Todos os projetos são desenvolvidos em parceria com Sociedade Hospitalar Angelina Caron, de Campina Grande do Sul/PR.

Educação e capacitação

Focado na formação de jovens e adultos, outro programa de desenvolvimento e capacitação desse público é o Ensinar Para Proteger, cujo objetivo é criar uma cultura de aprendizado, desenvolvimento de competências e adoção de valores alinhados aos objetivos e às metas da empresa.

O Ensinar Para Proteger foi realizado em parceria com escolas e tem o intuito de desenvolver junto aos estudantes ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como evitar o desperdício de água, incentivar a separação de resíduos e diminuir a poluição ambiental. Além disso, o projeto abordou noções básicas de prevenção de incêndio, acidentes domésticos e desastres naturais, com conteúdo pedagógico preparado especialmente para crianças de 9 a 12 anos.

Outra ação contínua é o Programa de Adoção de Animais, em que ocorre o resgate de animais abandonados ou perdidos ao redor da fábrica e, em parceria com o Instituto Fica Comigo, prestam os cuidados necessários para que eles possam ser recebidos em um novo lar. Todos os animais são castrados, desvermifugados, vacinados e disponibilizados para a adoção responsável. Desde a implantação, em 2018, mais de 40 animais já foram adotados.

Meio ambiente
A Enaex acredita que a preocupação com o meio ambiente é essencial. Para tanto, a empresa busca constantemente formas de minimizar seus efeitos na natureza, preservando o planeta para gerações futuras. Nesse contexto, a organização se destaca por seu forte comprometimento, adotando uma política em prol do meio ambiente que permeia todas as suas atividades, trazendo compromissos relacionados à inovação de seus processos, produtos e serviços, uso responsável de recursos naturais, atendimento a legislação ambiental e outros compromissos voluntários.

Além do programa de adoção de animais, que está inserido no contexto ambiental, outros dois programas que se destacam é a redução de resíduos perigosos e todo o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa seguindo padrões de referência internacional auditados anualmente.

Mg 8226 Programas De Responsabilidade Social E Ambiental Da Enaex Contribuem Com Quatro Barras E Região
Empresa adota uma política ambiental que permeia o uso responsável dos recursos naturais.
Foto: Divulgação

Segurança

O quesito segurança é um dos pontos fortes que a Enaex tem tratado nos últimos anos. Dentro desse aspecto a atuação é regida por valores, o principal deles: a vida.

Em cada uma de suas operações e projetos, a segurança e a integridade de todas as pessoas são colocadas em primeiro lugar, ao mesmo tempo em que se permeia o respeito ao meio ambiente e a contribuição para o desenvolvimento das comunidades.

Nesse contexto, e dentro de várias diretrizes estabelecidas no Sistema de Gestão HSECQ (do inglês, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Comunidade e Qualidade), a empresa cita trabalha com os seguintes programas:

Responsabilidade de linha: os líderes são responsáveis pela segurança em suas respectivas áreas e agem pelo exemplo;
Disciplina operacional: envolve todos oscolaboradores com base nos treinamentos de procedimentos operacionais;
Medidas de controle: processos críticos exigem cuidados e açõesrobustas durante os processos de fabricação. Toda e qualquer modificação de processos passam por uma avaliação multidisciplinar para avaliar os riscos envolvidos e estabelecer as medidas de controle;
Auditorias internas e externas: processos de produção, armazenamento, transporte e disposição final de explosivos passam pelos fundamentos de segurança adotados pela Enaex e contam com o apoio da Brigada de Emergências, capacitada e instruída para atuar em casos de contingências/emergências. As ações visam garantir um ambiente seguro não só para os colaboradores, como para toda a comunidade ao entorno da organização.

Fevereiro Alteracao Programas De Responsabilidade Social E Ambiental Da Enaex Contribuem Com Quatro Barras E Região
Auditorias internas e externas são realizadas desde os processos de produção até o transporte e disposição final de explosivos. Foto: Divulgação

Além do mais, a fábrica conta com tecnologias internas e canais como totens instalados em locais estratégicos internos para facilitar a reportabilidade de desvios por parte dos colaboradores e terceiros com o objetivo de identificar irregularidades e agir preventivamente para evitar acidentes.

A adoção de tais medidas de segurança possibilitou que a empresa chagasse a marca de 766 dias sem acidentes de trabalho com tempo perdido; o recorde nesse quesito foi de pouco mais de seis anos.

Projetos para 2023
A Enaex pretende contribuir com o Centro de Capacitação Profissional e Digital com o TechCentro, projeto de inclusão social e digital realizado pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras, que será voltado à comunidade em geral, com foco principalmente em adolescentes que estão ingressando no mercado de trabalho, além de idosos. Por meio da qualificação proposta pelo curso, os participantes estarão melhor preparados para o mercado, que cada vez mais demanda conhecimentos na área de tecnologia da informação.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social local, a Enaex tem a expectativa de apoiar as atividades realizadas pelos chamados Grupos de Convivência – instituições que trabalham com asociabilidade de pessoas com mais de 60 anos de idade, ofertando práticas de lazer voltadas aos interesses e necessidades do envelhecente. A expectativa é que essas entidades iniciem as atividades em março deste ano.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook