A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da sua Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, está avançando no Programa Castra Pet Campina, que visa o bem-estar dos animais e a promoção de medidas responsáveis. Nesta última fase, a iniciativa realizou uma etapa de castração na quadra de esportes dos bairros Santa Rosa e Cohapar, atendendo aos moradores de regiões circunvizinhas, como Cohapar, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Angelina e Jardim João Paulo II. Ao todo, aproximadamente 200 castrações de cães e gatos foram realizadas.
As intervenções cirúrgicas ocorreram por meio de uma unidade móvel especialmente designada para esse fim, e contaram com uma equipe profissional qualificada para a realização dos procedimentos.
Esta etapa representa o segundo estágio do programa, que foi introduzido no município no mês de maio, inicialmente atendendo aos moradores da região da Praça CEU, no Jardim Flórida.
“Estamos realizando as castrações em determinadas regiões do município de acordo com cronograma e cadastro que é realizado previamente pelo Departamento de Bem-estar Animal da nossa Secretaria. Nosso objetivo é oportunizar a castração dos animais aos donos e tutores, diminuindo a ocorrência de animais abandonados por conta das crias indesejadas e também chamar a atenção da população para o combate aos maus-tratos contra dos animais”, explicou o Secretário da pasta, Júnior Bandeira.
O prefeito Bihl Zanetti destaca a importância do Castra Pet Campina como uma iniciativa que visa o bem-estar e a proteção animal. “O Programa Castra pet Campina foi criado pensando no bem-estar animal e na intenção de minimizar o crescimento desenfreado da população de cães e gatos, inclusive para o controle da saúde pública. Vamos aos poucos atender cada bairro da cidade e buscar ampliar esse atendimento para outras localidades de acordo com as demandas da Secretaria de Meio Ambiente. Esse é nosso compromisso!” concluiu o prefeito.
Sobre o pré-cadastro de animais
Para participar do programa, os interessados podem realizar o pré-cadastro dos seus animais na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelo telefone (41) 3676-8145. Os tutores serão chamados conforme a programação dos eventos nos bairros, seguindo a ordem da lista de espera.
É importante notar que um requisito fundamental para participação é assistir a uma palestra conduzida por profissionais da secretaria, que aborda temas relacionados ao bem-estar animal.