WhatsApp
Facebook
Procuradoria da Mulher da Câmara de Quatro Barras completa um ano

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Quatro Barras completou seu primeiro ano em atividade nessa quarta-feira (20).

A data foi comemorada com uma sessão solene realizada no Plenário da Casa, o órgão foi criado como um instrumento do Legislativo Municipal para manutenção e ampliação de políticas públicas a todas as quatro-barrenses.

Na Assembleia Legislativa, a precursora do projeto é a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), que foi a primeira procuradora da mulher, entre 2019 e 2022. Em Quatro Barras, a procuradora é a vereadora Lucinéia Alves da Silva (CDN) e os procuradores adjuntos, vereador Edson dos Santos de Paula (Edson Negão) e a servidora Juliana Rodrigues.

Neste primeiro ano de trabalho, a Procuradoria da Mulher realizou ações importantes, atuando em diversas frentes da causa feminina, como segurança, saúde e política. O projeto levou até Quatro Barras um ponto de atendimento exclusivo para as mulheres, próximo à Delegacia de Polícia.

Além disso, o município implantou a Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, que junto com a Procuradoria, desenvolvem um trabalho em rede de suma importância no acolhimento e também em ações educativas, campanhas de prevenção e orientação às mulheres que necessitam de atendimento, em parceria com a Guarda Municipal.

“Estamos ampliando o protagonismo do Legislativo na rede de combate à violência de gênero. Já instalamos quase 200 procuradorias municipais em todas as regiões do estado. O trabalho realizado em Quatro Barras é um exemplo a ser seguido, com uma rede que está cada vez maior e mais forte, trabalhando em conjunto e com sintonia”, declarou a deputada Cristina em nota enviada ao Jornal União. A vereadora Lucinéia, atual procuradora da Mulher em Quatro Barras, falou sobre da experiência de estar à frente dos trabalhos no Legislativo Municipal nesse 1 ano. “Foi incrível comemorar um ano da instalação da Procuradoria da Mulher no nosso Legislativo. Uma alegria imensa em poder compartilhar com todos esse momento. Realizamos diversas campanhas e trabalhos em defesa da mulher. Temos muito ainda a se fazer pela frente e vamos trabalhar com muito amor e muita garra com os demais órgãos municipais e estaduais para que mais ações aconteçam”, garantiu a parlamentar. 

Para o prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo, tais iniciativas representaram avanços nas políticas públicas em prol das mulheres. “Nossa cidade tem dado passos significativos na busca pela proteção e oferta de oportunidades para as mulheres, bem como o acolhimento às vítimas de violência doméstica, o que, aliás, é uma prática que tem que acabar”, escreveu ele em suas redes sociais.

Tolardo participou da sessão e aproveitou para destacar a importância do trabalho realizado pelas mulheres que hoje comandam seis secretarias municipais, sendo elas: Elenai Gonçalves Repinoski (Secretaria de Saúde); Daniela Ribeiro (Secretaria de Desenvolvimento Social e Família); Ieda Inês Tolardo (Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos); Viviane Sautner Bernardi (Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento) Adriana Heindyk Mocelin (Secretaria de Cultura Turismo) e Flávia de Alcântara Cardoso Bernardi (Coordenadoria de Controle Interno). 

Tolardo Destacou O Trabalho Das Mulheres Frente As Secretarias Municipais Procuradoria Da Mulher Da Câmara De Quatro Barras Completa Um Ano
Tolardo destacou o trabalho das mulheres frente às secretarias municipais

Presenças

A sessão solene contou com a presença dos representantes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. No âmbito Executivo, estiveram presentes o prefeito de Loreno Tolardo, o vice Jarbas Mocelin e a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Inês Tolardo. Do Executivo Estadual, a assessora Priscila Loureiro, que representou a secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. Do Legislativo Estadual, a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), atual procuradora da mulher na Alep e a assessora de imprensa Gabriela Siqueira, que representou a deputada Cristina Silvestri. Do Legislativo Municipal, a vereadora Lucinéia Alves; o vereador Antônio Cezar Creplive (Totó); o vereador André Luiz Barcia (Dr. André); o vereador Edson dos Santos de Paula (Edson Negão). Do Judiciário, o promotor Octacílio Sacerdote Filho e juíza de Direito Paula Priscila Candeo.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook