WhatsApp
Facebook
Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, realizado neste domingo (5), registrou uma média nacional de ausência de 28,1%. Os dados são preliminares e baseiam-se em 98% dos locais de realização do exame. Este ano, houve mais de 3,9 milhões de inscritos. No total, 71,9% dos candidatos compareceram para fazer o exame em mais de 132 mil salas distribuídas por 1.750 municípios brasileiros. A taxa de abstenção foi semelhante à do ano anterior (28,3%).

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, apresentaram o balanço do primeiro dia em uma coletiva de imprensa realizada no domingo à noite. Nesse primeiro dia, os estudantes realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Com um aumento de aproximadamente 13,1% no número de inscritos em 2023, o ministro da Educação comemorou a reversão da tendência de queda na participação no exame, que é a principal porta de acesso ao ensino superior no país. Camilo Santana destacou: “Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais em comparação com o ano de 2022. Isso também é resultado dos esforços do governo para incentivar nossos jovens a fazerem o Enem, que é a esperança de ingressar na universidade.” Neste ano, foram confirmadas 3.939.242 inscrições, em comparação com 3.476.105 inscrições registradas no ano anterior.

Na 25ª edição do exame, pela primeira vez, os gráficos e figuras das provas foram impressos em formato colorido, visando facilitar a compreensão por parte de pessoas com daltonismo ou problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para beneficiar candidatos com deficiência visual.

Incidentes

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 resultou na eliminação de 4.293 candidatos devido a violações das regras, tais como portar equipamentos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido (15h30), fazer uso de impressos e não seguir as orientações dos fiscais. Todas essas normas estão previstas no edital.

Além disso, houve 905 candidatos que enfrentaram problemas durante a aplicação das provas, incluindo emergências médicas, interrupções temporárias de energia e falta de água.

Estudantes prejudicados por condições climáticas, problemas logísticos e aqueles alocados em locais de prova a mais de 30 quilômetros da previsão do edital têm o direito de solicitar a reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Casos de doenças e problemas de saúde que impediram a realização da prova também são elegíveis para a reaplicação, e o pedido estará disponível pelo Inep.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome