WhatsApp
Facebook

O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenou uma operação para limpar o Rio Vila Formosa, na Vila Estrela, no bairro Fazendinha, retirando uma variedade de objetos das águas, incluindo pneus, telhas e até mesmo um sutiã. Essa ação faz parte do programa Curitiba Contra Cheias e visa evitar alagamentos durante o período de chuvas intensas de verão.

Os materiais foram descartados incorretamente e estavam obstruindo a galeria de água fluvial na Rua Aristides Borsato, esquina com a Edivino Antônio Deboni. O recolhimento desses materiais contribui para garantir a capacidade de vazão do rio e prevenir alagamentos nas proximidades.

O Rio Vila Formosa é crucial para evitar alagamentos nas ruas e casas da região, pois recebe águas do Rio Barigui, do Rio Vila Leão e do Córrego Novo Mundo. Além das ações manuais, a Smop também realiza desassoreamento mecânico em diferentes pontos da cidade, totalizando cerca de 61.740 metros de rios, córregos, canais e valas limpos nos últimos três meses.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca a importância dessas ações preventivas para tornar a cidade resiliente às mudanças climáticas e eventos extremos, como as chuvas intensas.

Além das equipes da Smop, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também realiza ações para manter os rios e cursos de água limpos, evitando a proliferação de vetores e minimizando o impacto das enchentes causadas pelo acúmulo de lixo.

A população pode colaborar não descartando lixo em áreas públicas e utilizando os Ecopontos disponibilizados pela Prefeitura para o descarte correto de resíduos. O descarte irregular pode ser denunciado à Central 156.

Foto: Gabriel Ekermann Fiori

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook