WhatsApp
Facebook
hortas-comunitarias-jornal-uniao

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está implantando o projeto Horta Comunitária no município; a primeira unidade foi entregue oficialmente na manhã de sábado (22) no Jardim Água Doce.

A horta comunitária está em funcionamento desde o início do ano e tem como finalidade a produção de hortaliças no modo agroecológico, bem como a segurança alimentar e nutricional, promovendo a integração entre as famílias envolvidas no projeto.

O local possui 104 canteiros distribuídos em uma área 3584 m². Desse total, 96 canteiros são pertencentes individualmente a cada morador e oito pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, dos quais foram destinados às aulas de campo para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Prefeitura Lança Programa De Hortas Comunitárias E Já Implanta O Primeiro Projeto No Jardim Água Doce
O local possui 104 canteiros distribuídos em uma área 3584 m²

Durante o lançamento oficial do programa, o prefeito Bihl Zanetti parabenizou os servidores envolvidos, principalmente os da secretaria responsável. “Essa era uma ideia antiga e que conseguimos pôr em prática transformando áreas públicas, dando uma melhor destinação com atividades em benefício da população. Parabenizo e agradeço o trabalho desenvolvido com muita dedicação, empenho e carinho por nossos servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”, iniciou.

Em seu discurso, Bihl Zanetti defendeu que as hortas comunitárias aproximam pessoas e promovem mais saúde e qualidade de vida. “Hoje estamos em um momento de muita correria e stress físico e mental. E cabe a nós administradores trazer atividades que contraponham esse lado negativo. Além da atividade de agricultura e todos os benefícios que ela oferece, a horta se tornou também um centro de integração entre os moradores”.

Bihl Zanetti Defendeu Que As Hortas Comunitarias Aproximam Pessoas E Promovem Mais Saude E Qualidade De Vida Prefeitura Lança Programa De Hortas Comunitárias E Já Implanta O Primeiro Projeto No Jardim Água Doce
Bihl Zanetti defendeu que as hortas comunitárias aproximam pessoas e promovem mais saúde e qualidade de vida.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Odorico Bandeira de Lima, relembrou o processo de implantação do projeto. “Foi um movimento que exigiu estudos e planejamento da equipe técnica da Secretaria. Nos baseamos nas experiências de outras cidades em que o projeto deu certo. Fomos pesquisar como era feita a divisão dos canteiros e qual a estrutura seria necessária, além de outros quesitos técnicos. Apresentamos esse planejamento ao prefeito e ele prontamente aprovou”, conta.

Segundo o secretário desde que foi criada – em janeiro deste ano – a horta comunitária tem tido a participação cada vez maior da comunidade. “Começamos com um grupo pequeno de pessoas e fomos divulgando para os demais moradores interessados. A horta foi tomando corpo e proporções ainda maiores. A horta se tornou um espaço de convivência e amizade, pois muitos vizinhos que não se conheciam ou nunca se falaram na vida, hoje se tornaram amigos graças a esse projeto”.

Além de todo envolvimento da comunidade e o ambiente de amizade que o espaço propõe, o projeto tem levado alimentação saudável a dezenas de moradores, conforme pontua o diretor de Agricultura, Lucas Sehnem. “Uma horta comunitária dá acesso a alimentos frescos e orgânicos, favorecendo uma alimentação saudável, sem agrotóxicos e rica em nutrientes. Isso reflete em mais saúde na vida desses moradores.

Um das primeiras pessoas engajadas na implantação da horta comunitária no Jardim Água Doce foi Laurentino Aparecido Vieira, 63 anos. Ele mora no bairro há 17 anos e recordou de como era o local antes da chegada do projeto. “Era um terreno ocioso que durante anos serviu como depósito de lixo e esconderijo para usuários de drogas. A revitalização desse ambiente ajudou a própria comunidade a criar novos hábitos. A atual gestão tem feito a diferença em nosso bairro e trazido inúmeras melhorias”, disse.

Segundo a Prefeitura Municipal, a iniciativa é a primeira de outras hortas comunitárias que em breve serão implementadas no município.

Laurentino Aparecido Vieira Foi Um Dos Primeiros Moradores Engajados Na Implantacao Da Horta Comunitaria Prefeitura Lança Programa De Hortas Comunitárias E Já Implanta O Primeiro Projeto No Jardim Água Doce
Laurentino Aparecido Vieira foi um dos primeiros moradores engajados na implantação da horta comunitária.

Presenças

Além das autoridades já mencionadas nessa matéria, participaram também do evento a vice-prefeita, Belenice Koffke Buff Rotini; o secretário interino de Governo e Comunicação, Ricardo Soares; o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Jeanderson Souza de Oliveira; o secretário de Indústria e Comércio, Venício dos Santos Ferreira; a secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte; o assessor da Secretaria de Estado da Saúde, Valmir dos Santos. Além dos vereadores Anderson Cardoso e Ismael Moraes, bem como servidores municipais e a comunidade do Água Doce.

Fotos: Diego Tiller / PMCGS.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook