WhatsApp
Facebook
Prefeitura de São José dos Pinhais promove orientações sobre prevenção de doenças

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), empenha-se em conscientizar os cidadãos sobre doenças transmissíveis e as formas de prevenção. Abaixo estão listadas algumas dessas doenças, acompanhadas de orientações preventivas:

Poliomielite ou Paralisia Infantil

Transmitida pelo vírus através do contato direto com objetos, água, alimentos contaminados, fezes, fala, tosse ou espirro de pessoas doentes; A vacinação é a principal forma de prevenção contra a Poliomielite.

Meningite

Doença infecciosa grave que afeta as meninges (membranas que envolvem o cérebro e o sistema nervoso), causada por bactérias, vírus ou fungos; Manter ambientes arejados, especialmente se houver crianças, é importante para a prevenção; A vacinação contra a Meningite é essencial.

Caxumba

Transmitida através da fala, tosse ou espirro, afetando pessoas de todas as idades; A vacina Tríplice Viral é a maneira eficaz de prevenir a caxumba.

361603317 610270424543017 6006064309269045354 N 1024X1024 1 Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças
Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças 5 Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças

Tétano Acidental

Doença infecciosa aguda e não contagiosa; Transmitida por bactéria presente na terra, poeira, fezes humanas e animais, adentrando o corpo por meio de ferimentos; A vacinação contra tétano, realizada a cada 10 anos (e a cada 5 anos para gestantes), é crucial; Precauções como o uso de luvas e sapatos adequados ao lidar com terra, lixo ou ferramentas ajudam a evitar o tétano acidental.

Rubéola

Doença infectocontagiosa transmitida por contato com secreções de pacientes infectados, como gotículas de saliva; Durante a gestação, há risco de transmissão para o bebê; Vacinas como a Tetraviral, Tríplice Viral e Dupla Viral, dependendo da idade, são essenciais para prevenir a rubéola.

Coqueluche ou Tosse Comprida

Infecção bacteriana altamente contagiosa que afeta principalmente as vias respiratórias, causando episódios de tosse severa, seguida por “chiado” ou sensação de falta de ar; A vacinação com a Tríplice Bacteriana Acelular (DTPA) na infância, adolescência e fase adulta previne a coqueluche.

Sarampo

Doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, crianças não imunizadas e adultos; Sintomas incluem febre, tosse, coriza, olhos irritados e manchas vermelhas na pele; A vacina Tríplice Viral, que abrange Sarampo, Caxumba e Rubéola, é a forma eficaz de prevenir o sarampo.

Além da vacinação, práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente e cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, são fundamentais para impedir a disseminação dessas doenças. A SEMS reitera a importância de estar informado e adotar medidas preventivas para manter a saúde e bem-estar da comunidade.

357742187 605575368345856 4650033019830202040 N 1024X1024 1 Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças
Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças 12 Prefeitura De São José Dos Pinhais Promove Orientações Sobre Prevenção De Doenças
WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook