WhatsApp
Facebook
Prefeitura de São José de Pinhais abre inscrições para Curso de Libras na próxima sexta-feira (18)

Há mais de duas décadas, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) recebeu o status de meio de comunicação e expressão legalmente reconhecido. Em São José dos Pinhais, o curso de Libras é oferecido de maneira gratuita na Escola Municipal Bilíngue para Surdos Professora Ilza de Souza Santos (Rua Veríssimo Marques, nº 1467 – Centro). A partir da próxima sexta-feira (18), a partir das 8h, as inscrições serão abertas para aqueles que desejam aprender a se comunicar por meio dessa linguagem de sinais.

Esse curso, com duração de 40 horas, é direcionado tanto aos funcionários públicos quanto à comunidade em geral. As aulas estão programadas para serem ministradas em variados horários e dias da semana, a fim de atender a diferentes demandas.

As inscrições fornecem uma oportunidade valiosa para todos que buscam uma melhor compreensão e habilidade na Língua Brasileira de Sinais, promovendo inclusão e comunicação efetiva com a comunidade surda. Aqueles interessados podem realizar suas inscrições através do seguinte link: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/.

Horários e níveis de curso

No caso dos servidores, as aulas ocorrerão às segundas-feiras, das 18h às 19h30 para o Nível 1, e das 19h40 às 21h10 para o Nível 2.

Quanto à comunidade em geral, o curso oferece novos horários, com aulas às segundas-feiras, das 09h50 às 11h20 para o Nível 3, e às terças-feiras, das 15h00 às 16h30, também para o Nível 3.

As opções nas quartas-feiras são diversas, com aulas das 7h50 às 09h20 (Nível 1) e das 09h40 às 11h10 (Nível 2); das 13h15 às 14h45 (Nível 1) e das 15h00 às 16h30 (Nível 2); além das 18h00 às 19h30 (Nível 1) e das 19h40 às 21h10 (Nível 2).

Requisitos para servidores

Para os servidores que buscam participar do curso, é necessário apresentar um comprovante de vínculo com a Prefeitura de São José dos Pinhais no primeiro dia de aula, juntamente com a confirmação de inscrição. Isso pode ser feito por meio de holerite ou crachá.

Conteúdo dos níveis do curso

Nível 1: Nesta etapa introdutória, os alunos são apresentados ao universo da língua de sinais, aprendendo saudações básicas e sinais cotidianos, além do alfabeto manual e expressões faciais e corporais que enriquecem a interação e comunicação. Adicionalmente, os estudantes terão a chance de explorar a cultura surda e a significância histórica da Língua de Sinais como um direito linguístico para os indivíduos surdos.

Nível 2: Voltado para aqueles que completaram o Nível 1, essa fase aprofunda o vocabulário em Libras e expande o conhecimento já adquirido. Os alunos começarão a se familiarizar com os Classificadores em Língua de Sinais, melhorando sua fluência.

Nível 3: Exclusivo para alunos que concluíram os Níveis 1 e 2, essa etapa oferece um refinamento linguístico e fluência na língua de sinais. A participação exige a conclusão bem-sucedida dos níveis anteriores.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook