WhatsApp
Facebook
Prefeitura De Quatro Barras Lança Programa &Quot;Emprega + Mulheres&Quot;

Na última quinta-feira (24), a Prefeitura de Quatro Barras realizou um evento inédito ao lançar o programa “Emprega + Mulheres”. O mutirão de empregabilidade foi realizado na Agência do Trabalhador, localizada no Centro da cidade, e foi promovido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Secretaria Municipal Especial da Mulher e dos Direitos Humanos (SMEMDH), Procuradoria da Mulher e Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

Essa iniciativa integrou as atividades do Agosto Lilás, uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em referência à Lei Maria da Penha.

Além do foco na inserção profissional, a Fomento Paraná também marcou presença durante o dia, oferecendo orientação às mulheres empreendedoras sobre as linhas de crédito disponíveis através do Banco da Mulher Paranaense.

O vice-prefeito Jarbas Mocelin, que representou o prefeito Loreno Tolardo na cerimônia de lançamento, disse que o objetivo do município é ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres. “A geração de empregos e renda é, sem dúvida, uma das principais bandeiras da gestão, que acredita muito na empregabilidade como agente de transformação e melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou Jarbas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Wagner Pertel dos Santos (Vaguinho), disse que a ação teve o objetivo de direcionar vagas exclusivas para as mulheres. “Queremos melhorar a empregabilidade das mulheres, valorizando as cidadãs quatro-barrenses. Esta é a primeira ação de muitas outras que iremos promover”, destacou o secretário.

O atendimento dedicado ao público feminino terá ações permanentes, conforme explicou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Ieda Tolardo, que enfatizou a importância da independência financeira das mulheres. “A autonomia financeira é o primeiro passo para o desenvolvimento profissional e, em muitos casos, para o rompimento do ciclo de violência doméstica. Tudo começa pela autonomia”, reforçou Ieda.

A vereadora e Procuradora da Mulher, Lucineia Alves, também disse que as oportunidades no mercado de trabalho têm um papel decisivo no enfrentamento à violência contra mulheres. “Esta é uma política pública de extrema importância. Gostaria de agradecer ao prefeito, à Agência do Trabalhador, à Secretaria da Mulher e a todos os parceiros, que juntos formamos uma rede de atuação no combate à violência e na busca de oportunidades para o público feminino”, frisou ela.

O promotor de Justiça da Comarca de Quatro Barras, Dr. André Luiz de Araújo, colocou o Poder Judiciário à disposição. “Um dos problemas que o Brasil hoje enfrenta é a violência doméstica. E não há rompimento deste ciclo se não houver independência financeira da mulher, seus próprios meios de sustento. Este programa traz esta política de igualdade para Quatro Barras”, comentou o promotor.

O programa “Emprega + Mulheres” ofereceu cerca de cem vagas destinadas ao público feminino durante o evento, com entrevistas agendadas para os próximos dias. A Agência do Trabalhador prevê a disponibilização de mais cem vagas ao longo da próxima semana, abrangendo ambos os gêneros.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook