WhatsApp
Facebook
Prefeitura de Pinhais realiza testagem rápida para sífilis neste sábado (21)

A Prefeitura de Pinhais realizará um evento no Parque das Águas no próximo sábado, dia 21 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A campanha de testagem rápida acontecerá das 9h às 16h.

A Sífilis é uma doença tratável e o tratamento é gratuito, no ano de 2023, foram registrados 142 casos de sífilis adquirida, 47 casos de gestantes com sífilis e um caso de sífilis congênita em Pinhais.

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é celebrado no terceiro sábado de outubro, conforme estabelecido pela Lei nº 13.430/2.017. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento adequado da sífilis, tanto durante o pré-natal quanto em outras situações.

Sinais e sintomas

A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida principalmente através do contato sexual. Ela pode também ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez, resultando em sífilis congênita. A infecção é curável com tratamento adequado, geralmente feito com antibióticos.

Os sinais e sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença, que inclui a sífilis primária, latente, secundária, terciária e a sífilis congênita. É importante usar preservativos durante relações sexuais como medida preventiva. O acompanhamento pré-natal é fundamental para identificar e tratar a sífilis em gestantes, reduzindo o risco de sífilis congênita.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook