WhatsApp
Facebook
Prefeitura de Pinhais promove serviços especializados em odontologia pelo Programa Brasil Sorridente

Através do Programa Brasil Sorridente, a Prefeitura de Pinhais tem proporcionado serviços especializados em odontologia. Os procedimentos atendidos incluem cirurgias orais menores, cirurgias de terceiros molares, periodontia e endodontia em clínicas parceiras. O objetivo principal dessa iniciativa é reorganizar a prática odontológica e qualificar os serviços oferecidos.

De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ao concentrar ações em saúde bucal para cidadãos de todas as idades, é possível ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS). “As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, considerando que as unidades são a porta de entrada para o atendimento odontológico”, afirma.

O programa oferece uma variedade de procedimentos, incluindo restaurações, extrações, atendimento de urgências e emergências, profilaxias, prevenção, entre outros. Em Pinhais, o programa resultou na formação de equipes de saúde bucal com profissionais trabalhando o dobro da carga horária (de 20 para 40 horas) e cinco unidades tiveram o horário de atendimento ampliado até às 19h. Além disso, também são realizadas ações de prevenção nas escolas, buscando promover a saúde bucal desde a infância.

Segundo Tadeu Roger Junior Volski, do Núcleo Técnico de Odontologia, o Brasil Sorridente tem contribuído para expandir o acesso aos serviços odontológicos, disponibilizando mais profissionais e ampliando a cobertura de atendimento. O financiamento do programa é tripartite, sendo o município beneficiado por um incentivo do Governo Federal, porém, a maior parte do investimento é proveniente do próprio município.

O programa também engloba o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), onde são realizadas pontes móveis e próteses totais (dentaduras). Este serviço foi iniciado em maio do ano passado.

Para buscar atendimento, a orientação é que o usuário compareça à unidade de saúde, portando documentos pessoais e comprovante de residência para o cadastro. Vale ressaltar que os atendimentos de saúde bucal são oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Ana Nery, Jardim Karla, Maria Antonieta, Perdizes, Tarumã, Tebas, Vargem Grande, Vila Amélia e Weissópolis.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook