WhatsApp
Facebook

A Polícia Científica do Paraná (PCP) entregou dois microscópios comparadores balísticos de última geração às Unidades Técnico–Científicas (UETC) de Maringá e de Londrina. Os novos equipamentos, do modelo VisionX da Projectina, oferecem até 243x de aumento de resolução, regulagens de altura e dioptria, além de controles motorizados.

Os microscópios, que representam um investimento de R$ 3,2 milhões provenientes do Fundo Especial de Segurança Pública, visam proporcionar ergonomia e precisão no exame de confronto balístico. Eles possibilitam aos peritos identificar, por meio das marcas impressas nos elementos de munição, se um projétil ou estojo foi disparado por uma arma suspeita. Além disso, permitem o treinamento remoto de novos peritos na análise balística.

“Os novos microscópios apresentam melhor qualidade de imagem para realização dos exames de confronto balístico, inclusive de registro de imagem (foto), permitindo melhor identificação e ilustração do exame no laudo”, afirma Edgar Mallmann, chefe da Seção de Balística Forense da Polícia Científica do Paraná.

A entrega desses equipamentos é parte do processo de reestruturação da PCP. A instituição já havia recebido um tablet multiespectral forense em agosto do ano passado, equipado com alta tecnologia da Turquia, que possibilita a identificação precisa de vestígios não visíveis a olho nu deixados por criminosos. A utilização desses recursos modernos visa acelerar a realização de laudos e aprimorar a eficiência dos exames balísticos nas unidades especializadas da PCP.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - Alteração do nome