WhatsApp
Facebook

No dia 18 de janeiro, o Bosque Sensorial – Maria Fernanda Ribeiro da Silva será inaugurado no Parque das Águas Jacob Simião, como parte das celebrações do aniversário de Piraquara, que completa 134 anos.

Trata-se do primeiro bosque na região projetado especificamente para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço inclui um caminho entre o bambuzal, áreas destinadas a estimular a imaginação e a curiosidade, além de explorar texturas, cores e sons para promover o desenvolvimento e bem-estar.

Cada detalhe do bosque foi pensado para proporcionar sensações específicas às pessoas com TEA, tornando-se um refúgio que oferece tranquilidade. É importante ressaltar que este é um equipamento de inclusão, destinado ao usufruto de todos.

Homenagem à Maria Fernanda Ribeiro da Silva

O bosque recebe o nome de Maria Fernanda Ribeiro da Silva, uma jovem piraquarense que enfrentou a Síndrome de Down. Sua história é marcada por superação, força, determinação e alegria de viver. Maria Fernanda conquistou feitos significativos, como a criação da caderneta da Saúde da Criança SD, por meio do site do Movimento Down, e a contribuição para a aprovação da Lei Estadual nº 18563/15, que trata da obrigatoriedade do registro e comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições especializadas no Estado do Paraná.

Em 2022, desempenhou um papel fundamental na criação da primeira Semana de Orientação sobre a Síndrome de Down em Piraquara, participando ativamente com sua família desde a idealização até a execução. No ano seguinte, colaborou com seus pais no Projeto Coisas de Maria. Maria Fernanda faleceu em setembro de 2023.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook