A gestão municipal de Piraquara, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, está organizando a primeira edição do julho das Pretas em Piraquara.
Este projeto surgiu em 2013, concebido pelo Odara — Instituto da Mulher Negra, para comemorar o 25 de julho, dia que se comemora o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas. No Brasil, essa ocasião também é uma homenagem à Tereza de Benguela, um ícone de resistência quilombola que inspira mulheres que lidam com as consequências da colonização.
Em Piraquara, a celebração acontecerá ao longo do mês de julho, com ações ocorrendo no Centro de Artes e Esportes Unificado — CEU, localizado no bairro Guarituba. A programação contempla cinco encontros noturnos, direcionados a mulheres a partir dos sete anos, sendo que as mais jovens devem estar na companhia de um familiar.
As atividades do evento visam a promover o engajamento de organizações e movimentos de mulheres negras do Brasil, fortalecendo a atuação política coletiva e autônoma deste grupo em diversos aspectos da sociedade, com foco na conscientização e fortalecimento da Promoção de Igualdade Racial em Piraquara.
Confira a programação do julho das Pretas:
07/07 — Lançamento do Projeto “Empodera Pretas de Piraquara — Visibilidade e Respeito”, com palestras sobre autoestima e empoderamento;
14/07 — Pertencimento e preparação para o desfile de moda;
22/07 — Desfile na abertura do evento de capoeira e fala sobre o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas;
28/07 — Apresentação Cultural (desfile de moda) no Encontro Não ao Feminicídio, na Câmara de Vereadores de Piraquara, às 9h.
Todos os encontros terão início às 18h30, no Centro de Artes e Esportes Unificado — CEU, localizado na Rua Juri Danilenko, n.º 3460, no bairro Guarituba.