WhatsApp
Facebook
Pinhais sediou treinamento para conselheiros tutelares eleitos em outubro

O município de Pinhais foi sede de uma capacitação destinada aos Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Curitiba, eleitos para o mandato de 2024-2027. O evento, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro, foi organizado pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp) em colaboração com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhais (CMDCA) e teve como objetivo integrar o programa “Conhecer para Proteger”. Esse programa é uma iniciativa do Comesp e dos municípios consorciados e visa desenvolver as competências necessárias para prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra crianças e adolescentes.

O evento teve início com uma palestra proferida por Luciano Betiate, conselheiro tutelar por dois mandatos em Ibiporã-PR, consultor, escritor, palestrante e coordenador de seminários sobre direitos humanos, infância, juventude e Conselho Tutelar. Além disso, no primeiro dia, houve uma apresentação cultural realizada pelos alunos da Escola Municipal Severino Massignan.

“Esse é um desafio para que a gente possa dar apoio, através da gestão, para os Conselhos Tutelares, que são tão importantes no dia a dia dos municípios. Quem foi reeleito, já tem essa experiência: é fim de semana, é madrugada, é Delegacia, é Ministério Público, são famílias com ‘n’ problemas e, hoje, a saúde mental é um tema recorrente. Temos que ‘atacar’ com a gestão unida, para que possamos ir a fundo nos problemas, os acolhimentos e organizar a questão orçamentária”, afirmou a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista.

A prefeita Rosa Maria enalteceu a iniciativa do Consórcio. “Nessa parceria quem sempre vai ganhar é a nossa população. Esse trabalho integrado das prefeituras dos municípios é fundamental. A capacitação, essa formação, esse trabalho coletivo, precisa ser fortalecido todos os dias. Então, este momento que o Comesp proporciona aos municípios é muito importante. Em Pinhais, nos sentimos honrados em sediar este encontro. Estamos sempre à disposição, há uma equipe que realmente trabalha muito, conversa muito, troca muito, para que as nossas crianças, a nossa infância e juventude tenham o melhor”, finalizou.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook