WhatsApp
Facebook
Pinhais sedia 4ª Conferência Municipal da Juventude

A 4ª Conferência Municipal da Juventude ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, situado no bairro Weissópolis. O evento teve como tema “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”.

Durante o evento, o Regimento Interno foi aprovado, e grupos de trabalho foram formados para discutir Eixos Temáticos.

De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, várias são as esferas nas quais os jovens estão inseridos. “As iniciativas voltadas para os jovens devem atender várias áreas, por isso é tão importante termos representantes da Saúde, da Assistência Social, Segurança, Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Lazer, entre outras. Precisamos ter um cuidado especial, porque a juventude representa o presente e o futuro ao mesmo tempo. Nós precisamos cuidar para que esses meninos e meninas tenham perspectivas. E como é que se constrói um futuro à frente? A partir de oportunidades aqui mesmo, em nossa cidade” enaltece.

Gizeli Filius, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, ressaltou a participação ativa da juventude na formulação de políticas públicas direcionadas a eles. “Como é bom ver o auditório composto por jovens, porque vamos falar sobre vocês, de vocês e para vocês. E este é um momento no qual serão ouvidos. Precisamos saber como está a juventude de nosso município, onde precisamos melhorar e isso só quem pode indicar são vocês”, afirma.

Fabrício Ferreira Soares, vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, incentivou a criação de espaços de discussão sobre políticas públicas para os jovens. “Quero aqui dizer que a juventude tem um papel muito importante dentro da cidade. Aqui fazemos todo um processo democrático, criando políticas públicas que impactem de verdade a vida dessa parcela da população”, afirma.

Durante o evento, a pedagoga e bacharel em direito Ângela Mendonça ministrou uma palestra. Ela é conhecida por sua contribuição para a proposta pedagógica original dos Centros da Juventude e seu trabalho na formação de profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como na capacitação de conselheiros tutelares e operadores do Sistema de Garantia de Direitos.

A conferência também incluiu a eleição dos Delegados para a 4ª Conferência Estadual da Juventude. Os eleitos foram:

  • Conselheiros governamentais – titular: Fabrício Ferreira Soares e suplente: Giana Lucia Fukuda Xisto.
  • Conselheiros não governamentais – titular: Gabriela Oliveira Gomes da Silva e suplente: Mariana Anelise Hoch Martins.
  • Conselheiros sociedade civil – titular: Gabryella Lourenço Mesquita e suplente: Sabrina da Conceição Novitzky.

Além disso, autoridades como a secretária de Educação, Andrea Franceschini; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o secretário de Governo, Márcio Mainardes; o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo; e a vereadora Jane Carteira estiveram presentes na conferência.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook