WhatsApp
Facebook
Pinhais Fortalece Segurança Da Guarda Municipal Com Entrega De Coletes Balísticos E Equipamentos De Treinamento

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), realizou a entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal nesta terça-feira (20). A iniciativa faz parte do Programa Pinhais Mais Segura, que busca fortalecer as condições de trabalho dos agentes.

Foram adquiridos 70 coletes balísticos nível 3A, substituindo os modelos anteriores de nível 2A. Esses novos coletes oferecem maior capacidade de proteção balística e são fabricados com a tecnologia mais utilizada no mundo para esse fim. Sua composição é até cinco vezes mais resistente que o aço e pode suportar temperaturas de até 400°C. Além disso, foram adquiridas novas armas BLUEGUNS para treinamento, que serão utilizadas pelos agentes durante a próxima turma de formação, bem como pelo efetivo em serviço.

A cerimônia de entrega contou com a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, dos secretários de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e de Governo, Márcio Mainardes, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e do vereador Arnaldo do Vizinho Solidário. Também estiveram presentes o delegado e a delegada adjunta da Polícia Civil de Pinhais, Guilherme Rangel e Géssica Andrade, juntamente com o superintendente da Polícia Civil, Bastiani.

Os equipamentos foram apresentados no pátio da Guarda Municipal, onde os agentes tiveram a oportunidade de conhecê-los. Durante a cerimônia, a prefeita Rosa Maria selecionou dois servidores para uma entrega simbólica dos itens de segurança.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, destacou a evolução da GM nos últimos anos. “Nosso orçamento saiu de R$ 250 mil para R$ 12 milhões, um alto investimento na segurança. Hoje completamos mais um ciclo, trocando todos os coletes, dando total segurança aos nossos guardas. A gente percebe a preocupação da administração municipal em dar condições de trabalho aos nossos guardas. Seja com equipamentos, a troca de armamentos, os coletes, armas de treinamento, tudo isso faz com que a nossa Guarda continue sendo respeitada e amada pelos nossos munícipes”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, reafirmou a parceria entre os poderes executivo e legislativo. “Em nome da Câmara, quero dizer que é uma satisfação estar aqui na entrega desses equipamentos para a nossa valorosa Guarda. Contem sempre com a câmara para ajudar a nossa população, pois ajudando a Guarda, estamos ajudando a população também”, completou.

Entrega Equipamentos Gm Ft Rafael Pto 003 Pinhais Fortalece Segurança Da Guarda Municipal Com Entrega De Coletes Balísticos E Equipamentos De Treinamento

A prefeita Rosa Maria elogiou o trabalho dos agentes e reafirmou o compromisso da administração em proporcionar melhores condições de trabalho às equipes de segurança. “Segurança é uma das políticas públicas mais desafiadoras de uma gestão, mas aqui em Pinhais, com vontade política, com organização, com parceria, nós temos evoluído muito. Trabalhamos de forma muito articulada e tenho certeza que essa metodologia é a que gera resultados, porque aqui o que nós precisamos é cuidar das pessoas. Muito mais que referência para outras cidades, queremos que a população se sinta segura. Esse pacote grande de investimentos é mais um elemento importante desse processo de dar as melhores condições de trabalho e de segurança para quem faz a segurança de nossa cidade”, declarou.

Dentre os equipamentos entregues, estão:

• Cinco simuladores de calibre 12 PRO LASER, que consiste em uma versão totalmente funcional feita em impressão 3D para melhor aprendizado entre teoria e prática;

• Cinco pistolas para treinamento SHOCK FINISHED de combate com retenção, que ao acionar o gatilho emitem som e disparam laser para o alvo;

• Cinco simuladores de facas SAFE KNIFE que emitem som e podem deixar rastro de tinta no local em que seria realizado o corte;

• Cinco simuladores de facas SAFE KNIFE ELETRIC que ao tocarem o alvo liberam uma leve carga elétrica;

De acordo com informações da Seset, todos os equipamentos de treinamento foram adquiridos para reproduzir as situações encontradas no campo, mas sem causar danos aos armamentos reais. Os coletes balísticos nível 3A, feitos com material Kevlar, fornecem proteção contra projéteis dos calibres .357 (Magnum), 9 mm e .12.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook