WhatsApp
Facebook
Pinhais é reconhecida como a cidade mais sustentável do Brasil

O município de Pinhais alcançou a primeira posição em Sustentabilidade na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2023. A cidade também foi finalista nacional em Saúde e Bem-estar, conquistando o segundo lugar, e no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que compila dados públicos de indicadores sociais, alcançou a segunda posição. Os vencedores foram anunciados na segunda-feira, 11 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Em Sustentabilidade, Pinhais superou Brusque-SC e Santo André-SP, conquistando o título com 83,46 pontos para cidades com 100 mil a 500 mil habitantes. A prefeita Rosa Maria recebeu o troféu e expressou a satisfação pela conquista, destacando o trabalho em equipe e o engajamento da população. Segundo ela, ser reconhecida como a cidade mais sustentável do Brasil é uma grande honra.

A secretária de Meio Ambiente de Pinhais, Rosana Boeira Ilhéu, ressaltou a importância do prêmio, destacando que ele incentiva a população e reconhece as boas práticas em sustentabilidade. Ela enfatizou o comprometimento da cidade com ações que buscam suprir as necessidades humanas, promovendo atividades e projetos que visam a sustentabilidade ambiental.

No pilar Saúde e Bem-estar, Pinhais foi vice-campeã, competindo com Muriaé-MG e Sobral-CE. No IGMA, também conquistou a segunda posição nacional, concorrendo com Botucatu-SP e Jaraguá do Sul-SC, cidades com 100 mil a 500 mil habitantes. A prefeita Rosa Maria destacou que esses prêmios representam o desenvolvimento de políticas públicas e gestão dedicada, expressando a felicidade pela dedicação de todos os servidores.

Além da prefeita e da secretária de Meio Ambiente, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Adriane Carvalho, e o secretário municipal de Governo, Márcio Mainardes.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, visando incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública que transformam a realidade dos municípios brasileiros e melhoram os serviços públicos prestados aos cidadãos. O IGMA contempla 67 indicadores distribuídos em seis pilares estruturais, e os projetos desenvolvidos pelos municípios também são avaliados.

Os projetos sustentáveis de Pinhais, enviados para avaliação, incluem trabalhos na Usina de Compostagem, no EcoPonto municipal, no sistema de irrigação do Horto Municipal e no Samu Animal. O Band Cidades Excelentes recebeu 1.327 projetos neste ano, avaliados pela Mandatum Consultoria, com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook