WhatsApp
Facebook
Paraná se destaca como líder em apreensões de maconha no Brasil

O Paraná liderou as apreensões de maconha nos primeiros oito meses deste ano, revelou o Ministério da Justiça e Segurança Pública na quinta-feira (19).

Os dados do órgão mostram que o estado apreendeu 284 toneladas da droga entre janeiro e agosto, superando Mato Grosso do Sul (262 toneladas), São Paulo (153 toneladas) e Santa Catarina (43 toneladas).

“Os investimentos do Governo do Estado nas forças de segurança com efetivo, tecnologia, armamentos e viaturas contribuíram para estarmos em uma excelente posição no Brasil”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Todas essas aplicações colaboraram para que houvesse a redução de alguns índices criminais em nosso Estado. Atingimos índices cada vez maiores nas apreensões, tanto na fronteira como nas rodovias do Estado. Todos esses investimentos ajudaram a dar a resposta que a população espera”, destacou.

Os dados foram obtidos do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE), usado pelos agentes de segurança pública dos estados para relatar crimes e outras ocorrências. Além das apreensões de maconha, aproximadamente 4 toneladas de cocaína e crack foram retiradas de circulação no Paraná.

Os sete municípios com as maiores apreensões de drogas no Estado foram Cascavel, Guaíra, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Bragado, Santa Helena e Diamante do Oeste.

O tráfico de drogas é o crime mais comum entre os detentos do país, e o Paraná está na sétima posição no ranking nacional com 73,27 pessoas presas por tráfico de drogas, acima da média nacional de 60,12.

Além disso, o estado apresentou uma redução de 11% nos homicídios entre janeiro e agosto de 2022 e 2023. Desses, 178 dos 399 municípios não registraram homicídios, o que representa 44%.

O Paraná também teve sucesso na apreensão de armas, com um total de 30.495 apreendidas desde 2019, incluindo 4.500 armas retiradas das ruas nos primeiros oito meses de 2023.

O serviço Disque-Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública recebeu 30.327 denúncias nos primeiros oito meses de 2023, sendo o tráfico de drogas o crime mais denunciado, com 10.811 denúncias nesse período.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook