As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento no Paraná inseriram no mercado de trabalho 57.052 pessoas com idades entre 18 e 29 anos de janeiro a outubro deste ano. Com esse desempenho, o Estado lidera nacionalmente a empregabilidade de jovens pelo Sistema Nacional do Emprego, registrando 73% mais contratações nessa faixa etária do que o segundo colocado, o Estado do Ceará (22.950). São Paulo encerra o período em terceiro lugar, com 19.867 contratações.
Ao longo dos meses de janeiro a outubro, o Paraná foi responsável por 33% de todas as 176,314 intermediações de mão de obra de trabalhadores até 29 anos no país. Na Região Sul, esse percentual foi de 32%, com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina registrando 15.164 e 3.745 intermediações, respectivamente.
Somente em outubro, 6.167 jovens foram inseridos em vagas de emprego por meio das Agências do Trabalhador, mantendo o primeiro lugar em intermediação de mão de obra no acumulado do ano no país. Os estados do Ceará (3.217) e São Paulo (2.399) também mantiveram suas posições.
No mesmo mês, o Paraná teve uma vantagem significativa sobre os demais estados da Região Sul, concentrando 80% das 7.686 colocações de trabalhadores na faixa etária de 18 a 29 anos. Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina empregaram 1.077 e 442, respectivamente.
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca que a empregabilidade de jovens no Paraná reflete a eficácia das ações adotadas pelo Governo do Estado para promover o trabalho e a renda em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Ele ressalta o esforço conjunto entre a Pasta e instituições parceiras para garantir uma ampla oferta de vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.
“A empregabilidade de jovens é sempre um grande desafio, pois lidamos com parte da população que precisa conciliar estudos com carreira e, sobretudo, encontrar oportunidades de trabalho em que não é exigida experiência”, afirma Moraes.
Foto: Geraldo Bubniak / AEN