WhatsApp
Facebook

O outono começou nos primeiros minutos desta quarta-feira (20) e terminará às 17h51 de 20 de junho. De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será abafado e quente, favorecendo a formação de áreas de instabilidade à tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava, enquanto as maiores serão em Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu, com 25 ºC.

A mudança climática global indica o enfraquecimento do fenômeno El Niño, predominante durante o verão, e a entrada de La Niña, caracterizada pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, atingindo seu ápice na primavera.

“A temperatura média do ar tende a ficar próxima ou ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea”, informa o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas, com manhãs e noites progressivamente mais frias.

Quanto às chuvas, espera-se normalidade no Litoral, na Capital e na Região Metropolitana, enquanto nas demais áreas prevê-se precipitação abaixo da média. “Estão previstos períodos de tempo seco, nevoeiros e os primeiros episódios de geada, típicos da estação”, observa o meteorologista.

O outono no Paraná é caracterizado pela redução das chuvas em relação ao verão, devido ao deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é geralmente o mês mais chuvoso. O predomínio do vento do Sul para o Norte favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, prolongando os intervalos entre as chuvas e a passagem de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem no Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte.

Durante a estação, massas de ar frio e seco vindas da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam sobre o Paraná, ocasionando quedas de temperatura e períodos frios, com possibilidade de geadas em regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

O serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar, entrará em operação em maio, abrangendo todas as regiões do Paraná. Os alertas serão categorizados por intensidade de geada e enviados por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook