WhatsApp
Facebook

Um levantamento do Ministério da Saúde revela que 36% da população adulta do Paraná está enfrentando algum grau de obesidade, conforme uma análise realizada em 2023 do Índice de Massa Corporal (IMC) de mais de 1,6 milhão de pessoas no estado. Hoje, 4 de março, é o Dia Mundial da Obesidade.

Considerando também os casos de sobrepeso, quase 70% da população paranaense está acima do peso.

A data, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca sensibilizar sobre a doença, melhorar políticas de combate e promover o debate entre especialistas na área. A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN-8), Cilene Gomes Ribeiro, destaca a necessidade de políticas públicas eficazes e conscientização da população.

A incidência de obesidade é maior entre as mulheres, atingindo cerca de 38% da população feminina, enquanto nos homens é de 30%. A obesidade é considerada um sério problema de saúde pela OMS e pode levar a complicações como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Além disso, crianças e adolescentes também são afetados. Em 2022, foram avaliadas mais de 600 mil crianças e 300 mil adolescentes no Paraná, com excesso de peso identificado em 37,6% dos adolescentes e 23,7% das crianças.

A obesidade é definida pela OMS como um excesso de gordura corporal que prejudica a saúde, com IMC igual ou superior a 30 kg/m². É uma doença crônica e um fator de risco para várias condições de saúde, incluindo complicações graves da Covid-19.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook