WhatsApp
Facebook
Imagem de destaque - No sul, comércio paranaense registra crescimento de 6,9% nos primeiros meses de 2024

O setor de comércio do Paraná registrou um crescimento de 6,9% nos dois primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando a maior variação positiva na região Sul do Brasil. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abrangem a variação do volume de vendas do comércio varejista ampliado, que engloba 14 segmentos da economia.

O desempenho superou o registrado em Santa Catarina, que teve um aumento de 6,8% nos dois primeiros meses do ano, e no Rio Grande do Sul, com uma variação de 6,1% no mesmo período. A pesquisa oferece indicadores sobre o comércio varejista no país, analisando a receita bruta de revenda em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais funcionários, cuja atividade principal é o comércio varejista.

Os setores que mais contribuíram para o bom desempenho do Paraná até agora foram os de eletrodomésticos, com um aumento de 12,8% nas vendas em relação aos dois primeiros meses de 2023, móveis (11,2%), veículos, motocicletas e peças (10,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9%), hipermercados e supermercados (8,2%).

No total, 11 dos 14 setores analisados pelo IBGE tiveram crescimento no Estado durante o primeiro bimestre. Os únicos setores que apresentaram retração foram os de tecidos, vestuários e calçados, com uma variação negativa de 0,2%, combustíveis e lubrificantes (-4,7%), e livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%). Esses resultados seguem uma tendência nacional de queda no volume de vendas ao longo do ano.

No comparativo entre janeiro e fevereiro, o comércio varejista ampliado do Paraná também teve um desempenho positivo, registrando um aumento de 1,4%. Esse índice supera a média nacional para o mesmo período, que foi de 1,2%. Quando comparado o mês de fevereiro deste ano com o mesmo período de 2023, o crescimento do comércio paranaense é ainda mais significativo, atingindo 7,6%.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook