WhatsApp
Facebook
No Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, são disponibilizadas 2 mil vagas de emprego em ação especial

As Agências do Trabalhador e postos avançados do Paraná estão promovendo uma ação de empregabilidade nesta terça-feira (25), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Serão oferecidas 2.088 vagas de emprego em todo o Estado. A rede Sine Estadual disponibilizará vagas específicas para o evento em todas as suas unidades de atendimento, seguindo as orientações da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

A região de Umuarama é a que inicia o dia com o maior número de postos de trabalho exclusivos para as candidatas, com um total de 567 oportunidades. Em seguida, estão Curitiba com 219 vagas, Foz do Iguaçu com 174, Cascavel com 173, Pato Branco com 132, Maringá com 117 e Campo Mourão com 37 vagas.

Essa ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo para impulsionar a empregabilidade, priorizando recortes importantes, como mulheres, pessoas negras e migrantes.

Em 2022, por exemplo, Cascavel recebeu da Organização das Nações Unidas o título de “Cidade que acolhe bem os imigrantes”, em decorrência ao ações e políticas públicas destinadas aos refugiados haitianos, venezuelanos e afegãos. Entre maio e junho de 2023, 109 estrangeiros foram colocados em postos de trabalho por intermediação da Agência do Trabalhador da cidade, o maior índice da região.

“Por meio de um recorte de gênero, observamos que as mulheres imigrantes possuem maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, e em outros espaços da sociedade, do que os homens, por diversos motivos: caráter racial, dificuldade para falar o idioma, machismo estrutural dentro da sua cultura de origem, entre outros”, explica Marlene Crivelari, gerente da Agência do Trabalhador de Cascavel.

“Portanto, o evento desta terça-feira tem por objetivo formar uma rede local de acolhida a essas mulheres e oportunizar a sua entrada no mercado de trabalho local, com a presença de inúmeras empresas para realizarem processos de seleção”, ressalta.

Foto: Gilson Abreu / AEN.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook