WhatsApp
Facebook
Nina Singer Assina Contrato Com Bndes Para Análise De Vlt Entre Curitiba E Aeroporto Afonso Pena

Na última quinta-feira (25), a prefeita Nina Singer, de São José dos Pinhais, participou da assinatura de um contrato com o BNDES, marcando um marco para o desenvolvimento da mobilidade urbana na região. A parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná estabeleceu estudos para a possível implantação de um moderno sistema de transporte público coletivo sobre trilhos entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O contrato, firmado na sede do IPPUC, prevê investimentos significativos, estimados em R$ 2,5 bilhões, para a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao longo de um percurso de 22,8 km.

Os estudos técnicos, agendados para iniciar em março, devem abordar custos, tarifas e investimentos necessários para a obra. Caso aprovado, o projeto atenderá uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano, incluindo 27 paradas, quatro terminais de integração e 23 estações de embarque e desembarque.

A proposta considera a utilização da estrutura de canaletas exclusivas já existentes, com a extensão de 10,6 km na Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba. Além disso, abrange uma requalificação urbana ao longo do trajeto, contemplando espaços de convivência, novas calçadas e estruturas cicloviárias.

O contrato assinado é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e do Programa de Mobilidade Sustentável do sistema de transporte público de Curitiba e Região Metropolitana.

Foto: Douglas Trevisan / Prefeitura de São José dos Pinhais

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook