A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de São José dos Pinhais promoveu mais um mutirão de castração, desta vez na região do Rio Pequeno.
Cerca de 680 animais, entre cães e gatos, passaram pela cirurgia de castração gratuitamente por meio do castramovel, um serviço oferecido pela Semma em várias áreas do município.
A castração de animais de estimação é um procedimento essencial que traz benefícios significativos à cidade e seus habitantes. Além de controlar a população de animais de rua, reduzindo o risco de doenças infecciosas, o procedimento ajuda a diminuir o risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas em fêmeas. Para ambos os sexos, a castração auxilia no controle de comportamentos indesejados, como territorialismo, agressividade e marcação de território.
Você conhece o Programa de Castração?
São José dos Pinhais possui o Programa de Controle Ético da População Canina e Felina, que já realizou a castração de mais de 5 mil animais este ano. A castração gratuita, disponibilizada pela Semma, atende famílias beneficiadas pelos Programas Sociais. Isso visa controlar o número de cães e gatos nas ruas, criando um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Para participar do programa, é necessário cumprir alguns requisitos, como residir no município, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Cada família inscrita no programa municipal tem o direito de castrar até dois animais, desde que tenham entre 6 meses e 8 anos de idade. Para fazer a inscrição no programa, acesse o link: http://bit.ly/3F8Q7dR.
Para obter mais informações, entre em contato via WhatsApp: (41) 9 9962-4163.
Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura de São José dos Pinhais