WhatsApp
Facebook

No Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, ações de prevenção à doença são realizadas. Uma alternativa para os afetados é a cirurgia bariátrica. Para reduzir a fila do SUS, algumas cidades brasileiras promovem mutirões dessa cirurgia, incluindo Curitiba.

Na capital paranaense, o Hospital Evangélico Mackenzie hospeda o mutirão pela primeira vez, com 100 cirurgias planejadas em uma semana em todo o país, 10 delas em Curitiba.

Segundo o Ministério da Saúde, no Paraná, há 222.140 pessoas indicadas para tratamento cirúrgico da obesidade, das quais 76.276 têm obesidade mórbida, correspondendo a 4,71% da população estadual. O número de monitorados no estado chega a 1,4 milhão.

Dados do Datasus mostram que o número de cirurgias bariátricas no Brasil em 2023 foi 40% menor que em 2019, ano pré-pandemia. Em Curitiba, foram realizadas 1.328 cirurgias pelo SUS em 2023.

Para se submeter à cirurgia bariátrica pelo SUS, o paciente deve se inscrever no programa “Obesidade Zero”, sendo a cirurgia realizada apenas com recomendação médica, baseada em critérios como índice de massa corporal acima de 40.

WhatsApp
Facebook

Publicações relacionadas

Compartilhe
WhatsApp
Facebook